7 razões pelas quais os colaborados querem registar o tempo trabalhado



Em Portugal, a obrigação de manter o registo dos tempos de trabalho de todos os trabalhadores pelas empresas empregadoras existe há mais de 10 anos, todas as obrigações da empresa estão descritas no Artigo 202.º do Código do Trabalho.

Ainda há muito a fazer, pois muitas empresas espanholas ainda não estão a cumprir esta obrigação. Por outro lado, a inspeção do trabalho programou para 2020 um grande aumento das inspeções por este motivo, que já estão resultando em pesadas penalidades e na descoberta de formas de falsificação do controlo horário.



O que ganham os trabalhadores com a implementação de um sistema de registo das suas horas de trabalho?

Acho que a melhor maneira de explicar este ponto é com base nas minhas próprias razões. Como funcionária, sou muito clara sobre as vantagens que tenho ao registar o meu horário de trabalho de forma objetiva e transparente todos os dias.

Estas são as minhas 7 razões:

1. Aumenta a motivação

Traz-lhe a tranquilidade pelo facto de saber que todas as suas horas trabalhadas estão gravadas.

2. Acesso à informação

Para um controlo real das horas trabalhadas. Por lei, devemos ter acesso ao nosso registo do tempo de trabalho.

Com o acesso aos nossos próprios dados, o tempo gasto na consulta de dados sobre o tempo realmente trabalhado é reduzido, permitindo-nos que os dediquemos ao próprio trabalho.

3. Melhor gestão do tempo

No que diz respeito à reconciliação familiar, isso é fundamental.

4. Aumento da produtividade

Não se trata de ficar mais tempo se necessário, trata-se de otimizar melhor o nosso tempo de trabalho e ser o mais produtivo possível. Insisto novamente na reconciliação pessoal, familiar e profissional.





5. Reduz o absentismo

As horas são gravadas tanto para o bem como para o mal. Se foram feitas horas extras, a empresa deve ter um sistema para monitorizar as horas extraordinárias e sua compensação. Se trabalhou a menos, é normal concordar em devolver essas horas dentro de um período de tempo acessível.

6. Favorece um bom ambiente de trabalho

Tentamos distribuir as tarefas entre os membros da equipa de uma forma equitativa, de acordo com o seu horário e distribuição da jornada.

7. Melhora a relação empregador/colaborador

Como colaboradora, tenho acesso aos dados que o meu chefe, gestor ou supervisor tem sobre mim. Se o sistema é o exigido por lei, ele deve registar a realidade de uma forma fiável e invariável.

O que o sistema regista é o que está lá, objetivamente, sem confusões ou interpretações pessoais.

No caso do serviço da MHP, também é possível solicitar online férias, licenças e justificar faltas sem a entrega de papéis.

Como está online, torna fácil fazê-lo em qualquer momento e lugar. Não temos de esperar para chegar ao escritório e preencher um formulário em papel.





Benefícios de registar o horário, também para a empresa

É verdade que é a empresa que contrata um sistema para o registo horário dos tempos de trabalho e que, como é obrigatório, normalmente não entra a fundo em todos os benefícios que pode trazer. Em vez disso, concentra-se inicialmente nos custos que terá de enfrentar.

Mas a ideia que quero partilhar não é apenas cumprir a lei e evitar sanções, mas também estabelecer um sistema que gere transparência entre os trabalhadores e a empresa, sendo capaz de melhorar o ambiente de trabalho e resolver aquelas diferenças que talvez tenham vindo a arrastar-se ao longo do tempo.



Artigo publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.