Conheça a... Javier Ojeda, Diretor Comercial da MHP

Javier Ojeda é o Diretor Comercial da MHP.



Gere o trabalho e os resultados da área de Suporte Comercial e das diferentes Delegações Comerciais, estrategicamente localizadas em todo o território espanhol e em Lisboa, Portugal.

Entre suas qualidades como colega, chegar cada manhã com um sorriso e olhar nos olhos dando o bom dia a cada pessoa com quem ele cruza. Assim, nada pode dar errado!

Nesta ocasião, prestou-se a responder várias perguntas, através das quais podemos conhecê-lo um pouco mais.



1. Há quanto tempo trabalha na MHP?



Em poucos dias, 2 anos!



2. Qual posto de trabalho está a ocupar?



Diretor Comercial da MHP.



3. Como Diretor Comercial de uma empresa que atualmente tem 8 delegações comerciais na Espanha, uma em Portugal, e uma área de Internacionalização que em breve será mais proveitosa, como consegue ocupar-se de tudo?



Primeiro, mencionar que há muitas pessoas envolvidas que facilitam tudo, com conhecimento de suas responsabilidades no seu dia a dia.

Tudo está muito bem organizado e todos sabemos o que temos que fazer.

Além disso, dispomos de Laycos, uma ferramenta que nos ajuda muito, pois nela coleta-se todas as informações necessárias e podemos partilhá-las. Logo, temos momentos de telefonemas para polir critérios e perspetivas sobre como lidar com alguma situação.





4. Também desempenha funções de Delegado na província de Las Palmas, onde também está a central da MHP, como combina essa dupla faceta profissional?



A verdade é que muito bem.

"Sair" para vender é a melhor escola e é possível ver como estão as empresas, o que elas precisam e as diferentes circunstâncias que elas criam, sempre aprende.

Quando lidamos com delegações, certas situações que lhe são dadas, não soa como algo novo para si, nós falamos a mesma língua. É uma simbiose necessária.



5. Existe o apoio do departamento de Suporte Comercial, diga-nos que cobertura esta área dá tanto ao Delegado Comercial, como ao cliente em potencial?



Ambas as dimensões são fundamentais, porque abrangem um grande número de tarefas que ocorrem quase todos os dias.

As delegações são informadas de todas as mudanças que ocorrem. Realizam-se seguimentos das gestões para alcançar objetivos, relatórios comerciais, orçamentos para clientes potenciais, envios e seguimentos de sondagens de qualidade e satisfação.

Também se organizam conferências anuais e eventos.

E sempre, em tudo que possam precisar de outras áreas, tentamos canalizá-lo através do Suporte Comercial, já que em muitas questões com os delegados, outros departamentos participam diretamente, tais como: jurídico, marketing, administração e técnicos.

Para o cliente em potencial, damos uma recepção telefónica para informar sobre o nosso serviço, contactos comerciais são feitos, gestão de contactos vindo da web ou entrando por e-mail, para processar as informações solicitadas.

Também são feitos contactos para empresas em potencial, bem como campanhas de informação sobre nossos serviços.



6. Levando-se em conta que, neste momento, na Espanha, o registo dos tempos de trabalho dos trabalhadores ainda não é obrigatório, como luta contra as horas extras não remuneradas e o absentismo, embora sua aprovação seja iminente em questão de meses, quando uma empresa exigir o serviço da MHP, quais são esses outros motivos convincentes para implementar um controlo horário?



Boa pergunta.

A seriedade, comprometimento e, acima de tudo, que somos capazes de adaptar-nos ao cliente. Em muitas ocasiões, tivemos que desenvolver algo que inicialmente não estava em nosso serviço e fizemos, para facilitar o trabalho e ... isso sim, é um valor agregado.



Somos uma empresa com grande experiência no sector e em constante evolução e crescimento, não só no aspeto tecnológico, mas especialmente no humano.

Além disso, lidamos com aspetos específicos que estão ligados à prestação do serviço, para os quais dispomos de certificações, como os certificados de qualidade ENS, ISO 9001 e 27001, e uma aplicação rigorosa do RGPD ...

A seriedade, comprometimento e, acima de tudo, que somos capazes de adaptar-nos ao cliente. Em muitas ocasiões, tivemos que desenvolver algo que inicialmente não estava em nosso serviço e fizemos, para facilitar o trabalho e ... isso sim, é um valor agregado.



8. Na sua opinião, quais são as habilidades básicas que um bom comercial deve ter?



Eu acho que existem várias habilidades, mas gostava de enfatizar a geração de confiança para o cliente em potencial.

Alguém que nos vê pela primeira vez e a quem mostramos nosso serviço, se não houver confiança, a venda provavelmente não será concretizada.

Depois, está o conhecimento total do serviço, sendo empático e, claro, a naturalidade.





9. Vivemos em um momento em que comprar quase tudo geralmente é verificado antes na internet. Como diria que essa dimensão on-line é complementada pelo trabalho comercial off-line?



A internet tem duas caras, uma muito positiva e outra não tanto...

Eu acredito que o serviço que prestamos não pode ser valorado apenas pelo o que é mostrado na internet, há muitos fatores a considerar e é por isso que há delegações em toda a Espanha e em Portugal.

Embora seja verdade que é extremamente útil alcançar tudo o que o departamento comercial não consegue cobrir, tal como o cliente em potencial tenha a facilidade de contatar por si próprio, comparar serviços e, até mesmo, saber quem somos, onde prestamos serviços e até quem são nossos concorrentes.

Sem dúvida, é uma ferramenta muito poderosa.



10. Qual é a maior preocupação que encontra quando visita empresas?



A própria palavra preocupação, agora que fala-se sobre a nova lei, começa a ocorrer.

Há sempre medo à sanção e ao desconhecimento de algo novo. Então, quando os explica o que podemos fazer pela sua empresa, eles se acalmam e concentram o restante da conversa em como fazê-lo.



11. Diariamente, fala com diretores e gestores de recursos humanos, o que acha que é o maior desconhecimento para as empresas na hora de contratar um serviço como o oferecido pela MHP?



Com as empresas que falo, poucos têm conhecimento real do que querem em termos do serviço oferecido pela MHP.

Deixe-me explicar: eles dizem que sua empresa é muito difícil de gerir e que eles têm muitas variáveis, ou eles dizem que querem apenas o controlo horário.

O primeiro é agradavelmente surpreendido por tudo o que podemos fazer, e o segundo vê que precisa de mais do que um simples controlo de entradas e saídas.

Também estou surpreendido com a falta de conhecimento de algumas PME's em matéria de proteção de dados.

As empresas estão à procura de um sistema confiável que lhes proporcione o controlo de tempo de trabalho de seus trabalhadores, mas não estão cientes dos regulamentos que devem cumprir, acreditam que é um procedimento simples de colocar um terminal de registo de ponto e que seus colaboradores piquem. Há muito por trás, que devem ter em mente.

Obrigada Javier!

Artigo publicado originalmente no Blog da MHP Espanha