A mulher no ambiente laboral

Hoje 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Este ano vem acompanhado por um movimento especial, devido à greve geral convocada pelos grupos feministas que, apoiados pelos sindicatos, hoje, ainda reivindicam os seus direitos e lutam pela igualdade entre homens e mulheres.

Embora muito tenha sido melhorado nesse aspeto em relação às décadas anteriores, desde a incorporação das mulheres ao mundo do trabalho, fora de casa, ainda existem muitas frentes abertas na sociedade atual.

Na Espanha, As mulheres recebem ordenados uma média de 23% menos que seus colegas masculinos. É o que chama-se de "diferença salarial" e não é a única diferença.

As mulheres dedicam mais do dobro de horas com trabalho não remunerado, e os contratos geralmente são temporários e com condições piores. Além disso, pouquíssimas mulheres atingem os cargos de direção mais altos dentro das organizações. De acordo com este artigo publicado na revista Forbes:



"Na tecnologia, as mulheres ocupam apenas um 30% das funções do nível básico, e aproximadamente uma taxa muito baixa de 7% nos conselhos diretivos de empresas de tecnologia estão formados por mulheres."



Trabalhando na MHP, estou muito orgulhosa de poder afirmar que atualmente 60% da força de trabalho está composta por mulheres e a equipa de direção está constituída, na maioria, por mulheres.

Nesse aspeto, o papel das empresas é crucial para resolver o conflito. Da mesma forma que muitas organizações tiveram que aderir à mudança para evitar cair no esquecimento, adaptando-se aos avanços digitais e tecnológicos; uma mudança de mentalidade em relação à contratação de mulheres em sua equipa podería ser um grande passo à frente, com o qual os benefícios estão garantidos.

De acordo com um estudo da IFC (International Finance Corporations) com base nos benefícios obtidos por diferentes empresas, a partir da decisão de aumentar a presença de mulheres em seus quadros, destacam-se os seguintes:

  • Melhora do clima laboral. Em geral, as mulheres tendem a relacionar-se mais com a empatia. Elas tendem a ser mais predispostas a comunicação e ao feedback, o que contribui para a resolução de conflitos.
  • Menos rotatividade de pessoal. A capacidade das mulheres de realizar múltiplas tarefas faz com que as empresas economizem na contratação de novos funcionários e apostem mais nelas para preencher as vagas disponíveis.
  • A habilidade das mulheres de reunir pessoas favorece a formação de equipas de trabalho, e incentiva a participação, melhorando a tomada de decisões.
  • Nos ambientes onde homens e mulheres trabalham juntos geram equipas mais criativas, aumentando a produtividade e inovação.
  • Redução da taxa de absentismo.

As empresas com maior presença de mulheres que de homens contratados continuam sendo uma raridade, apesar de ganhar terreno em igualdade de gênero.



“Se tem uma equipa diversificada, seu produto terá mais sucesso”

Adriana Gascoigne



O post de hoje está dedicado a todas as mujeres que atrevem-se a demostrar que podem ter sucesso dentro de uma empresa e também àqueles homens que acreditam nelas. Na MHP e Laycos, alem do mais, criamos um manifiesto que hoje, dia 8 de março, assinaremos para dar mais voz, participa?

Durante a conferência fizemos algumas fotos, que partilhamos na siguiente galeria:

¡Feliz Dia Internacional da Mulher!

Artigo publicado originalmente no Blog da MHP Espanha