O melhor sistema para manter o registo dos tempos de trabalho

Desde o último dia 12 de Maio, manter o registo do tempo de trabalho é obrigatório para todas as empresas espanholas, sendo esta a melhor forma de combater as horas extraordinárias não remuneradas e os abusos sofridos pelos trabalhadores de algumas empresas.



Horas extraordinárias



De acordo com a Pesquisa de População Ativa (EPA), quase 3.000.000 milhões de horas extraordinárias por semana são trabalhadas na Espanha. Acrescenta que cerca da metade dos trabalhadores que as realizam, não serão remunerados nem contribuirão para a segurança social por elas.



Inspeção do Trabalho



Na Espanha, segundo a presidência do Sindicato dos Inspetores do Trabalho e da Segurança Social, as empresas que não mantenham o registo das horas de trabalho, quer em papel quer em suporte digital, uma vez que o sistema é livremente selecionável, estarão sujeitas a uma infração grave, cuja coima pode variar entre €626 e €6.250, consoante o tipo de empresa, o número de trabalhadores e as irregularidades detetadas.

Infração leve: 60-625

Infração grave: 625-6.250

Infração muito grave: 6250 até 187.515



Picagem desde qualquer lugar, para o registo correto do tempo trabalhado



A MHP criou uma solução para cada necessidade, tendo vários métodos de picagem que podem ser combinados entre si:

✔ Impressão digital

✔ Cartão magnético, de proximidade ou chip (CC)

✔ Picagem por aplicação móvel (com ou sem geolocalização)

✔ Ligação telefónica,

✔ Web

Mas se pretende contratar um serviço completo, que cuide de tudo, que não deixe nada ao acaso e com o qual explorar os dados recolhidos, o Serviço Integral de Gestão de Horários da MHP, permite-lhe:

➜ Por um lado, gerar todos os relatórios de picagens necessários: diários, semanais, mensais, totais, parciais, de todos os conceitos que tenham sido previamente parametrizados (sempre decididos por si e por outro lado, nós os parametrizamos para si)

➜ Se se realiza uma inspeção do trabalho, não precisa se preocupar, pois poderá elaborar um relatório em tempo real no momento em que o inspetor lhe pedir.

➜ Ver um mapa ocupacional do quadro de pessoal e, assim, saber quem está em seu posto de trabalho ou ausente (por férias, incapacidade temporária, licença...) e ser capaz de planear adequadamente.

➜ Por outro lado, permite-lhe gerir todas as autorizações e licenças da sua empresa, como marcação de férias, provas, consultas médicas, etc.(Assim como os conceitos de picagens, toda a informação referente aos conceitos que sejam necessários estar disponíveis no sistema, será dada por si).

➜ Gestão dos turnos.



Aspetos importantes, coisas que quase ninguém lhe dirá



Tenha em mente que, com qualquer sistema de controlo horário que decidir implementar, terá também de cumprir as medidas de segurança, técnicas e organizacionais exigidas pelos regulamentos em vigor sobre a proteção de dados e a segurança da informação.

Ao contratar o serviço da MHP, o cliente tem a garantia de que estas medidas foram implementadas.



Mais dúvidas?



Ainda hoje, há muitas dúvidas sobre como registar corretamente o tempo de trabalho de um trabalhador. Vejamos os mais comuns:

✎ Os trabalhadores que trabalham fora do escritório ou na rua podem utilizar os seus telemóveis para registar o ponto?

✎ Como os teletrabalhadores podem registar o ponto?

✎ Os trabalhadores independentes registam ponto?

✎ Os gerentes ou o proprietário da empresa têm de registar o ponto?

✎ Os dados pessoais recolhidos , devem ser recolhidos, armazenados e salvaguardados de alguma forma especial?

✎ E se eu mantiver o registo no papel, que medidas especiais devo ter em conta?

Consulte-nos sem compromisso.



Artigo publicado originalmente no blog da MHP Espanha.