Reforçar as qualificações do trabalhador na empresa

Cada pessoa é diferente quando se trata de realizar um trabalho e cada um de nós tem capacidades e aptidões que nos tornam únicos e diferentes em comparação com outros colegas, tanto de forma positiva como negativa.

Muitos de nós tivemos um colega que acha mais fácil resolver um conflito com um cliente, ou fazer cálculos matemáticos rapidamente, quer devido à sua formação, experiência, aptidões naturais ou know-how.

Descobrir onde somos únicos pode ser a chave para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos, e é aqui que o conceito de dar poder aos empregados faz verdadeiro sentido.



Intensificar o talento inato



Recomenda-se que o departamento de Recursos Humanos localize e aperfeiçoe estas aptidões e capacidades inatas da pessoa. Isto ajudará na adaptação às mudanças que são feitas ao longo do tempo. As competências profissionais dos trabalhadores farão a diferença entre um trabalho feito e um trabalho bem feito.



O trabalhador com competências profissionais desenvolvidas terá a vantagem de compreender e gerir qualquer tipo de situação e fornecerá soluções de muito alta qualidade para o avanço de qualquer realização.



Aumentar as Competências Profissionais



Saber comunicar de uma forma positiva



É a capacidade de dar a nossa opinião e de contribuir com novas ideias. É tão importante saber como transmitir a informação adequadamente, bem como fazer passar claramente a nossa mensagem.



Inspirar confiança



O apoio dos nossos colegas e superiores para alcançarmos o que queremos é essencial, sem o seu apoio não poderíamos realizar as nossas ideias, uma vez que é algo que nos motiva ainda mais para avançarmos. Esta característica é muito comum nos perfis de liderança.



Empatizar



Sentir empatia com as pessoas que nos rodeiam e saber como gerir os momentos que geram um ambiente mais rude. É muito importante respirar uma boa atmosfera no ambiente de trabalho, para que seja mais fácil para nós e suavize o caminho para o nosso objetivo.



Ser versátil



Aprender a adaptar-se em diferentes situações, a fim de ajudar a equipa a alcançar os objetivos.



Perfil de Analista



A análise das tarefas que cada trabalhador pode realizar, determinando as competências profissionais necessárias para cada uma delas. O trabalho de equipa, bem atribuído, irá ajudar-nos a alcançar melhores resultados.



Saber ouvir



A escuta ativa quando estamos com outros colegas, não só a pensar nas nossas ideias, mas também a ouvir o que os outros trazem a uma maior apreciação da nossa proposta.



Ser proativo



Organizar atividades de grupo, envolvendo-se nelas, e, claro, participando.



Reciclagem contínua



E como podemos esquecer a formação, que é fundamental para saber gerir as nossas tarefas profissionais com menos dificuldade, sendo tão importante para o trabalhador como para a empresa.

E para concluir, eu gostaria de recordar uma citação maravilhosa de um escritor, artista, editor e filósofo que disse:

Uma máquina pode fazer o trabalho de cinquenta homens normais. Nenhuma máquina pode fazer o trabalho de um homem extraordinário

Elbert Hubbard



Post publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.