Conheça Elena Sanchez, Chefa de Recursos Humanos na MHP

Elena Sánchez Liria é a colega responsável pela área dos Recursos Humanos na MHP.

Assim que a conhece, apercebe-se que ela tem aquele Factor X, que as pessoas que gostam de ouvir têm, são discretas e rapidamente se tornam confidentes. Todas, qualidades que tornam as coisas muito mais fáceis, numa área que gere muito do lado emocional das pessoas.

Direta, sincera, brilhante e com muita experiência numa área onde o conhecimento, a criatividade, um sexto sentido e a capacidade de improvisar não podem faltar, é como se ela tivesse estado na MHP a vida toda.



Conte-nos qual cargo ocupa na MHP e há quanto tempo está na empresa.



Sou a pessoa responsável pelo departamento de recursos humanos da MHP.

As minhas funções cobrem várias áreas de recursos humanos. A organização do pessoal, políticas internas, seleção, formação, administração do pessoal e relações laborais em geral, gerindo a comunicação entre a empresa e os empregados.

Sou membro do Comité de Saúde e Segurança, pelo que estou diretamente envolvida na Prevenção de Riscos Laborais na empresa, implementando as medidas preventivas necessárias para proteger a saúde do pessoal.

Além disso, estamos atualmente imersos no excitante mundo da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, essencial para promover a transformação e a justiça social, com a implementação do Plano de Igualdade.



Como é lidar com uma força de trabalho constituída por diferentes gerações?



O desafio para as empresas é assegurar que gerações diferentes coexistam na mesma organização e que se entendam umas às outras. Para tal, é essencial saber quais são as suas expectativas de vida e profissionais.

Neste ambiente em constante mudança, a tecnologia deve ser utilizada como aliada, devem ser criados ambientes de colaboração, e as políticas de formação e desenvolvimento devem ser reforçadas, entre outras coisas.

Os trabalhadores das gerações Baby Boom e Generation X devem acolher as novas gerações, que são mais instruídas mas menos experientes.

O antigo deve ser reciclado, mas o novo deve ser contratado, aquele que vem com novos conhecimentos, mas deve haver um mentor.







Que competências pensa que uma pessoa que trabalha na área de recursos humanos deve ter e por quê?



Por um lado, são necessárias competências técnicas, tais como o conhecimento da legislação laboral e da segurança social em vigor, bem como o conhecimento e o manuseamento de programas de gestão de RH.

Por outro lado, são necessárias outras competências relacionadas com a inteligência emocional, permitindo-nos adaptar ao ambiente de trabalho, trabalho de equipa, resolução de conflitos, capacidades de negociação, abordagem proactiva para antecipar problemas que possam surgir e, claro, capacidades de comunicação.

Um profissional de recursos humanos tem de ter um conhecimento interno da empresa, mas também tem de saber o que está a acontecer no nosso ambiente, fora da empresa.

Quando alguém nos pede ajuda, não podemos dizer "Eu resolvo isso mais tarde". As necessidades e prioridades da empresa movem-se e mudam rapidamente.



Há muitos estilos de entrevista de candidatos, tem perguntas eficazes em que a pessoa se mostra como é? Diga-nos as suas dicas



Todos pensamos na entrevista de emprego como um questionário padrão de perguntas onde tenta descobrir conhecimentos técnicos, experiência, pontos fortes e fracos, qual foi o seu desafio mais difícil… Essas questões que todos nós já enfrentámos.

Acredito que as pessoas se mostram como são quando estão numa atmosfera de confiança, sem nervos.

O contacto inicial é importante, onde criamos as primeiras impressões de ambas as partes. Costumo utilizar perguntas abertas que requerem respostas mais amplas e baseadas na opinião, que nos dão uma valiosa visão das prioridades do candidato, como ele pensa....

Tudo isto é acompanhado por uma escuta ativa, dando à entrevista um tom de conversa para obter melhor informação e, claro, prestando atenção à comunicação não verbal (gestos, postura...).

Tento descobrir um pouco mais os soft skills, porque estas competências são as que irão marcar as relações com a equipa, a criatividade e a comunicação, para mencionar algumas áreas.



Estão a surgir muitos novos regulamentos laborais. O que faz para garantir que não perde nada e manter tudo atualizado?



Pois bem, o mundo do trabalho em mudança é uma realidade e um desafio.

A utilização crescente das tecnologias da informação, os reajustes dos valores sociais são alguns dos fatores que impulsionam as mudanças no mundo de trabalho atual.

O exemplo que temos este ano é a nova regulamentação laboral aprovada durante a pandemia, causada pelo coronavírus, alterações na regulamentação do teletrabalho, do trabalho flexível, na regulamentação dos expedientes de regulação temporal de emprego... tudo isto num momento de grande incerteza.

Esta realidade requer planeamento diário e semanal, definindo objetivos diários e a médio prazo, agrupando tarefas por áreas ou tópicos de modo a poder concentrar-se eficazmente, bem como ter tempo todos os dias para resolver tarefas não planeadas que não podem "esperar".

Em suma, organizo o meu trabalho utilizando Laycos, a nossa plataforma de comunicação interna e de trabalho em equipa, o que me permite comunicar e organizar o meu trabalho de forma eficiente.





A área de recursos humanos caracteriza-se por receber e tratar todo o tipo de pedidos, tendo informações muito pessoais e privadas sobre cada funcionário, a nível pessoal, como responsável, como é que trata isto?



As informações pessoais e confidenciais são estritamente protegidas. Como sabemos, na MHP cumprimos rigorosamente os regulamentos de Proteção de Dados em todos os departamentos e níveis, não só internamente mas também como fornecedores do serviço de gestão horário que oferecemos aos nossos clientes. A proteção de dados é intrínseca a todas as nossas atividades diárias, graças ao nosso serviço jurídico especializado que nos guia, nos aconselha e nos ensina continuamente a importante cultura da proteção de dados.



Com toda a tecnologia de comunicação atualmente disponível, bem como a promoção do teletrabalho, o fator online está a ter um grande impacto nas nossas vidas e, claro, na forma como nos comunicamos e trabalhamos, o que pensa da comunicação pessoal, pessoa a pessoa?



Não podemos negar a realidade da atual mudança tanto nas comunicações internas como externas.

A MHP antecipou esta mudança, tanto com o nosso Serviço Integrado de Gestão Horária como com a criação do Laycos, uma rede de trabalho nascida sob a necessidade de transformação digital com uma nova organização que racionaliza os processos habituais do nosso trabalho quotidiano.

Creio que a comunicação entre pares, como seres sociais que somos, faz parte do nosso ambiente de trabalho, especialmente para um profissional de recursos humanos, que é um actor chave entre o pessoal e a direção da empresa. Além disso, a organização e a comunicação são fundamentais para o nosso trabalho. Não comunicamos da mesma forma através de uma videoconferência que nos sentamos à mesa numa sala de reuniões.

Li que, segundo alguns estudos, a maioria dos trabalhadores prefere um modelo que combine ambas as formas de trabalho, o que mostra que precisamos de contacto e proximidade quando comunicamos e nos expressamos no nosso trabalho.



O que destacaria sobre a cultura da MHP?



Um elemento essencial da nossa cultura empresarial é o comprometimento do pessoal na missão da empresa.

A equipa da MHP trabalha para um objectivo comum e na mesma direção. Para além disso, gostaria de salientar a criatividade e inovação contínuas, bem como um serviço ao cliente profissional e altamente personalizado.

Falamos a mesma língua quando agimos, trabalhamos e comunicamos a fim de nos adaptarmos ao atual contexto tecnológico e social.



Pregunta obrigatória para o 25º aniversario da MHP, qual acha que é o segredo do sucesso da MHP para ter alcançado o seu 25º aniversário?



Na minha opinião, o sucesso em chegar a este ponto depende de vários factores:

Por um lado, a equipa humana, pessoas trabalhadoras qualificadas, com valores e competências que permitem à MHP inovar e desenvolver os seus serviços, satisfazendo a procura dos clientes.

Por outro lado, antecipar os acontecimentos e planear antecipadamente a estratégia empresarial para se adaptar à era da transformação digital.

Quando o estado de emergência foi declarado, não tivemos de mudar a nossa forma de trabalhar, exceto no que diz respeito ao local de prestação do serviço. Já tínhamos sistemas de picagem através de telemóvel, ligação web…, com uma plataforma de comunicação que nos permitiu trabalhar remotamente na perfeição e que dispõe de todas as ferramentas necessárias para trabalhar a partir de qualquer lugar, lidámos com a crise de uma forma muito vantajosa.

Além disso, oferecer um serviço de qualidade que deixa os nossos clientes satisfeitos, e claro, contar com o apoio e o exemplo de um líder próximo, que conhece a sua equipa, comunica bem e está ciente dos múltiplos fatores que afectam o trabalho e o negócio.



Pode contar-nos alguma anedota engraçada ou divertida que lhe tenha acontecido na MHP?



Bem, as minhas anedotas engraçadas são as que têm a ver com as "anedotas" organizadas pelo nosso gerente Moisés Hernández Padrón.

Desde montar um touro mecânico, até descer um escorrega, andar numa montanha-russa virtual, celebrar o Halloween com monstros que te perseguem pelo escritório.... iniciativas que nos fazem mais felizes.



Muito obrigado Elena!