Registo da Assiduidade com App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização



A obrigação do registo do tempo de trabalho dos trabalhadores de todas as empresas, fez-nos começar a considerar a importância de escolher o sistema de registo adequado, que permita que os trabalhadores possam registar o ponto, independentemente das características dos seus horários e do local onde trabalham.

A dúvida que surgiu é a seguinte: como determinados profissionais, como por exemplo: comerciais, transportadores e todo tipo de trabalhadores à distância, que proliferaram graças à digitalização das comunicações, estão a registar sua jornada laboral.

Felizmente, existem métodos alternativos às máquinas de picagem de ponto para este tipo de trabalhadores externos, como o registo do horário através de uma aplicação no telemóvel.



Picagem de ponto através da App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização



A MHP tem vários métodos de picagem à escolha e podem ser combinados uns com os outros.

Apontamos como exemplo, o caso de um comercial que trabalha a metade do seu dia na rua, que é onde começa a sua jornada e pode picar o ponto de entrada a partir de onde estiver, logo, finaliza seu trabalho no escritório, de onde pode picar a saída a partir de um terminal de picagem fixo.

Para isso, usaría o método de picagem mediante App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização.

Nos referimos à app ‘GeoGestión Horaria’, que está disponível para dispositivos iOS e Android e o funcionário poderá fazer a descarga para começar a utilizar, uma vez ligada à Aplicação de Gestão ‘Portal Horario’.

O Portal Horario também está incluído no Serviço Integral de Gestão de Horários da MHP. Esta aplicação é configurada com todos os horários do pessoal e permite que os trabalhadores também possam apresentar seus pedidos de férias e licenças, enquanto aguardam a revisão e autorização dos seus supervisores.

Esta é a única forma de saber se um trabalhador cumpriu o seu horário ou se trabalhou horas extras que precisam ser compensadas. Por este motivo, a aplicação móvel Geogestión Horaria e o Portal Horario devem estar ligados.





Caso a empresa tenha contratado o serviço da MHP, seus colaboradores, com autorização prévia dos gestores de pessoal, podem registar o ponto através deste método.

Há empresas que só autorizam este método de picagem, aos trabalhadores que devido ao seu horário e local de trabalho, realmente não têm outras opções. Neste sentido, o facto de acrescentar a geolocalização a este tipo de picagem, é também uma opção a escolher para cada caso.



Como é que a picagem através da app ‘Geogestión Horaria’ funciona?





Que dispositivo móvel o trabalhador deverá usar para registar o seu tempo trabalhado? Há alguma controvérsia sobre isso, que abordaremos nos artigos seguintes, com base nos regulamentos atuais.

Precisa de mais orientações? Contacte-nos.

Artigo publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.