Os 5 posts mais lidos neste semestre!

Como sempre fazemos a cada certo tempo, analisámos qual foi o tema que despertou mais interesse entre os nossos leitores do blog neste primeiro semestre do ano.

Consideramos este tipo de análise muito é importante, visto que ajuda-nos a conhecer o que é realmente interessante e a continuar a oferecer conteúdos do mesmo estilo.

A julgar pelo o que verá daqui em diante, a temática mais consultada foi sobre o trabalho. Imagino que as circunstâncias atuais influenciaram muito neste resultado, não somente pela incerteza, mas também pelas dúvidas surgidas com respeito à nova normalidade e o teletrabalho, assuntos que estão na ordem do dia.

A seguir, o Top 5:



1. Quais são as regras estipuladas para o teletrabalho?



No âmbito da crise causada pela COVID-19, o teletrabalho foi o regime laboral que, por força das circunstâncias, tornou-se a solução para muitas empresas que deram continuidade às suas atividades. Por ser uma prática inabitual, surgiu a preocupação tanto dos empregadores, como dos colaboradores, no que diz respeito ao cumprimento das leis vigentes, questões que foram esclarecidas neste artigo.



2. Já que o Coronavírus está a forçar o teletrabalho, como registamos o horário?



Na mesma linha do post anterior, a informação contida neste post, foi a chave do enigma de como realizar o registo da assiduidades dos teletrabalhadores.

Como todos sabemos, as organizações estão obrigadas a manter o registo dos tempos de trabalho de todos os trabalhadores, inclusive dos que estão isentos de horários e também dos que trabalham no exterior da empresa, independentemente do regime de trabalho, a fim de controlar a assiduidade.

Portanto, ficou claro que o Serviço Integral de Gestão de Horários da MHP tem a solução para todas as questões levantadas, já que oferece diferentes métodos de picagem de ponto para serem efetuadoos de forma presencial e/ou remota e uma Aplicação de Gestão que permite aos responsáveis (RH, gestores, chefias...)a consulta desses registos e a gerir férias, liceças, faltas e ausências e, por outro lado, permite aos colaboradores a efetuar e consultar suas picagens e a fazer pedidos de férias e a justificar suas faltas on-line.

3. As 10 diferenças entre a formação à distância e o e-learning



Neste post, nossa antiga colega explicou detalhadamente todas as diferenças encontradas entre estudar à distância ou através de plataformas de e-learning.

A MHP tambeḿ tem uma plataforma de formação on-line, a Entrena e além de colocar cursos sobre o seu funcionamento do Serviço Integral à disposição dos seus utilizadores, através dela também apostando na formação acessível e de qualidade.



4. Contrato de Trabalho a Tempo Parcial: tudo o que precisa saber



Neste post, explicou-se em que consiste o contrato de trabalho a tempo parcial(também conhecido como part-time) e suas características.



5. Trabalhar em horas extraordinárias?



Elena Sánchez Liria, Responsável pela área de Recursos Humanos da MHP, explicou tudo sobre horas extras, assunto de alta importância, porém desconhecido por muitos.



Como eu disse no princípio deste post, para algumas pessoas, o trabalho é motivo de preocupação e infelizmente, o número de quem se identifica com esta realidade é crescente, principalmente agora, que não sabemos o que nos espera quando a crise sanitária terminar...

Enfim, continuaremos a investigar e a desenvolver mais ideias para escrever aqui e já com expectativas de saber qual será o tema mais lido no próximo semestre.

Até breve!