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7 razões pelas quais os colaborados querem registar o tempo trabalhado

07 fev 2020
7 razões pelas quais os colaborados querem registar o tempo trabalhado

Em Portugal, a obrigação de manter o registo dos tempos de trabalho de todos os trabalhadores pelas empresas empregadoras existe há mais de 10 anos, todas as obrigações da empresa estão descritas no Artigo 202.º do Código do Trabalho.

Ainda há muito a fazer, pois muitas empresas espanholas ainda não estão a cumprir esta obrigação. Por outro lado, a inspeção do trabalho programou para 2020 um grande aumento das inspeções por este motivo, que já estão resultando em pesadas penalidades e na descoberta de formas de falsificação do controlo horário.


O que ganham os trabalhadores com a implementação de um sistema de registo das suas horas de trabalho?

Acho que a melhor maneira de explicar este ponto é com base nas minhas próprias razões. Como funcionária, sou muito clara sobre as vantagens que tenho ao registar o meu horário de trabalho de forma objetiva e transparente todos os dias.

Estas são as minhas 7 razões:

1. Aumenta a motivação

Traz-lhe a tranquilidade pelo facto de saber que todas as suas horas trabalhadas estão gravadas.

2. Acesso à informação

Para um controlo real das horas trabalhadas. Por lei, devemos ter acesso ao nosso registo do tempo de trabalho.

Com o acesso aos nossos próprios dados, o tempo gasto na consulta de dados sobre o tempo realmente trabalhado é reduzido, permitindo-nos que os dediquemos ao próprio trabalho.

3. Melhor gestão do tempo

No que diz respeito à reconciliação familiar, isso é fundamental.

4. Aumento da produtividade

Não se trata de ficar mais tempo se necessário, trata-se de otimizar melhor o nosso tempo de trabalho e ser o mais produtivo possível. Insisto novamente na reconciliação pessoal, familiar e profissional.


mhp_blog_7razoes_01


5. Reduz o absentismo

As horas são gravadas tanto para o bem como para o mal. Se foram feitas horas extras, a empresa deve ter um sistema para monitorizar as horas extraordinárias e sua compensação. Se trabalhou a menos, é normal concordar em devolver essas horas dentro de um período de tempo acessível.

6. Favorece um bom ambiente de trabalho

Tentamos distribuir as tarefas entre os membros da equipa de uma forma equitativa, de acordo com o seu horário e distribuição da jornada.

7. Melhora a relação empregador/colaborador

Como colaboradora, tenho acesso aos dados que o meu chefe, gestor ou supervisor tem sobre mim. Se o sistema é o exigido por lei, ele deve registar a realidade de uma forma fiável e invariável.

O que o sistema regista é o que está lá, objetivamente, sem confusões ou interpretações pessoais.

No caso do serviço da MHP, também é possível solicitar online férias, licenças e justificar faltas sem a entrega de papéis.

Como está online, torna fácil fazê-lo em qualquer momento e lugar. Não temos de esperar para chegar ao escritório e preencher um formulário em papel.


mhp_blog_7razoes_02


Benefícios de registar o horário, também para a empresa

É verdade que é a empresa que contrata um sistema para o registo horário dos tempos de trabalho e que, como é obrigatório, normalmente não entra a fundo em todos os benefícios que pode trazer. Em vez disso, concentra-se inicialmente nos custos que terá de enfrentar.

Mas a ideia que quero partilhar não é apenas cumprir a lei e evitar sanções, mas também estabelecer um sistema que gere transparência entre os trabalhadores e a empresa, sendo capaz de melhorar o ambiente de trabalho e resolver aquelas diferenças que talvez tenham vindo a arrastar-se ao longo do tempo.


Artigo publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.

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7 razões pelas quais os colaborados querem registar o tempo trabalhado

Em Portugal, a obrigação de manter o registo dos tempos de trabalho de todos os trabalhadores pelas empresas empregadoras existe há mais de 10 anos, todas as obrigações da empresa estão descritas no Artigo 202.º do Código do Trabalho.

Ainda há muito a fazer, pois muitas empresas espanholas ainda não estão a cumprir esta obrigação. Por outro lado, a inspeção do trabalho programou para 2020 um grande aumento das inspeções por este motivo, que já estão resultando em pesadas penalidades e na descoberta de formas de falsificação do controlo horário.


O que ganham os trabalhadores com a implementação de um sistema de registo das suas horas de trabalho?

Acho que a melhor maneira de explicar este ponto é com base nas minhas próprias razões. Como funcionária, sou muito clara sobre as vantagens que tenho ao registar o meu horário de trabalho de forma objetiva e transparente todos os dias.

Estas são as minhas 7 razões:

1. Aumenta a motivação

Traz-lhe a tranquilidade pelo facto de saber que todas as suas horas trabalhadas estão gravadas.

2. Acesso à informação

Para um controlo real das horas trabalhadas. Por lei, devemos ter acesso ao nosso registo do tempo de trabalho.

Com o acesso aos nossos próprios dados, o tempo gasto na consulta de dados sobre o tempo realmente trabalhado é reduzido, permitindo-nos que os dediquemos ao próprio trabalho.

3. Melhor gestão do tempo

No que diz respeito à reconciliação familiar, isso é fundamental.

4. Aumento da produtividade

Não se trata de ficar mais tempo se necessário, trata-se de otimizar melhor o nosso tempo de trabalho e ser o mais produtivo possível. Insisto novamente na reconciliação pessoal, familiar e profissional.


mhp_blog_7razoes_01


5. Reduz o absentismo

As horas são gravadas tanto para o bem como para o mal. Se foram feitas horas extras, a empresa deve ter um sistema para monitorizar as horas extraordinárias e sua compensação. Se trabalhou a menos, é normal concordar em devolver essas horas dentro de um período de tempo acessível.

6. Favorece um bom ambiente de trabalho

Tentamos distribuir as tarefas entre os membros da equipa de uma forma equitativa, de acordo com o seu horário e distribuição da jornada.

7. Melhora a relação empregador/colaborador

Como colaboradora, tenho acesso aos dados que o meu chefe, gestor ou supervisor tem sobre mim. Se o sistema é o exigido por lei, ele deve registar a realidade de uma forma fiável e invariável.

O que o sistema regista é o que está lá, objetivamente, sem confusões ou interpretações pessoais.

No caso do serviço da MHP, também é possível solicitar online férias, licenças e justificar faltas sem a entrega de papéis.

Como está online, torna fácil fazê-lo em qualquer momento e lugar. Não temos de esperar para chegar ao escritório e preencher um formulário em papel.


mhp_blog_7razoes_02


Benefícios de registar o horário, também para a empresa

É verdade que é a empresa que contrata um sistema para o registo horário dos tempos de trabalho e que, como é obrigatório, normalmente não entra a fundo em todos os benefícios que pode trazer. Em vez disso, concentra-se inicialmente nos custos que terá de enfrentar.

Mas a ideia que quero partilhar não é apenas cumprir a lei e evitar sanções, mas também estabelecer um sistema que gere transparência entre os trabalhadores e a empresa, sendo capaz de melhorar o ambiente de trabalho e resolver aquelas diferenças que talvez tenham vindo a arrastar-se ao longo do tempo.


Artigo publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


Ver certificación

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