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A importância de saber trabalhar em equipa

02 out 2020
A importância de saber trabalhar em equipa

Em ocasiões anteriores escrevi sobre a adaptação dos novos trabalhadores nas empresas e sobre a importância de promover a empatia no ambiente laboral e com os clientes. Hoje vou escrever sobre outro pré-requisito, essencial para alcançar a harmonia e um excelente clima no local de trabalho e que contribui para alcançar os objetivos de forma rápida e eficaz.

O trabalho em equipa


Sem dúvida, ter uma boa relação com os colegas influencia diretamente na forma em que trabalhamos. Entre pessoas, com diferentes potenciais e personalidades, é essencial procurar um equilíbrio que faça com que todos remem na mesma direção e partilhem os mesmos objetivos.

A divisão do trabalho, a procura de soluções tendo em conta todas as opiniões, o envolvimento de todos na organização do trabalho, a partilha dos sucessos, e sobretudo a comunicação aberta e fluida ajudam a criar uma equipa onde todos trabalham como um só e obtém os melhores resultados no mais curto espaço de tempo possível.

Construímos tecnologia ao serviço das pessoas


Para além de uma boa relação de trabalho com os colegas, existem outros tipos de ferramentas que hoje em dia permitem trabalhar em equipa, facilitando a organização do trabalho, a comunicação com os colegas e com o próprio cliente.

Prova disso é o Laycos Network, a rede social corporativa criada para trabalhar, que promove a Transformação Digital e a Gestão da Mudança nas Organizações.

Na era da transformação digital, onde muitas empresas estão a tornar-se obsoletas com os seus métodos de trabalho, o Laycos é a ferramenta ideal para incentivar o trabalho em equipa, uma vez que toda a informação que chega é imediatamente acessível a todos os membros das suas redes e permite classificá-la por ordem de prioridade, organizando o trabalho do dia sem perder informação importante.

O facto de dispor deste instrumento de trabalho facilita a sua organização e, faz com que ao mesmo tempo que se trabalha em qualquer atividade, a comunicação com os colegas seja permanente, permitindo que todos interajam e tomem decisões sobre a resolução da mesma.

Cada vez mais empresas estão a aderir à mudança, adaptando-se à tecnologia digital, criando espaços confortáveis onde o ambiente de trabalho facilita a criação de equipas de trabalho e isto traduz-se inevitavelmente em melhores resultados.

Na MHP trabalhamos todos os dias como uma equipa, para satisfazer as necessidades dos nossos clientes, adaptando-nos às novas mudanças e oferecendo um serviço completo de aconselhamento e ajuda para a implementação do nosso Serviço Integral de Gestão de Horários nas organizações que queiram juntar-se ao progresso.

Embora sem o Laycos, não teríamos conseguido crescer de uma forma tão consolidada como a que fizemos, foi por isso que o criámos numa certa altura, e embora hoje esteja incluído no serviço, também pode ser contratado independentemente.

"O progresso consiste em renovar-se a si próprio"

Miguel de Unamuno


Post publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.

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Em ocasiões anteriores escrevi sobre a adaptação dos novos trabalhadores nas empresas e sobre a importância de promover a empatia no ambiente laboral e com os clientes. Hoje vou escrever sobre outro pré-requisito, essencial para alcançar a harmonia e um excelente clima no local de trabalho e que contribui para alcançar os objetivos de forma rápida e eficaz.

O trabalho em equipa


Sem dúvida, ter uma boa relação com os colegas influencia diretamente na forma em que trabalhamos. Entre pessoas, com diferentes potenciais e personalidades, é essencial procurar um equilíbrio que faça com que todos remem na mesma direção e partilhem os mesmos objetivos.

A divisão do trabalho, a procura de soluções tendo em conta todas as opiniões, o envolvimento de todos na organização do trabalho, a partilha dos sucessos, e sobretudo a comunicação aberta e fluida ajudam a criar uma equipa onde todos trabalham como um só e obtém os melhores resultados no mais curto espaço de tempo possível.

Construímos tecnologia ao serviço das pessoas


Para além de uma boa relação de trabalho com os colegas, existem outros tipos de ferramentas que hoje em dia permitem trabalhar em equipa, facilitando a organização do trabalho, a comunicação com os colegas e com o próprio cliente.

Prova disso é o Laycos Network, a rede social corporativa criada para trabalhar, que promove a Transformação Digital e a Gestão da Mudança nas Organizações.

Na era da transformação digital, onde muitas empresas estão a tornar-se obsoletas com os seus métodos de trabalho, o Laycos é a ferramenta ideal para incentivar o trabalho em equipa, uma vez que toda a informação que chega é imediatamente acessível a todos os membros das suas redes e permite classificá-la por ordem de prioridade, organizando o trabalho do dia sem perder informação importante.

O facto de dispor deste instrumento de trabalho facilita a sua organização e, faz com que ao mesmo tempo que se trabalha em qualquer atividade, a comunicação com os colegas seja permanente, permitindo que todos interajam e tomem decisões sobre a resolução da mesma.

Cada vez mais empresas estão a aderir à mudança, adaptando-se à tecnologia digital, criando espaços confortáveis onde o ambiente de trabalho facilita a criação de equipas de trabalho e isto traduz-se inevitavelmente em melhores resultados.

Na MHP trabalhamos todos os dias como uma equipa, para satisfazer as necessidades dos nossos clientes, adaptando-nos às novas mudanças e oferecendo um serviço completo de aconselhamento e ajuda para a implementação do nosso Serviço Integral de Gestão de Horários nas organizações que queiram juntar-se ao progresso.

Embora sem o Laycos, não teríamos conseguido crescer de uma forma tão consolidada como a que fizemos, foi por isso que o criámos numa certa altura, e embora hoje esteja incluído no serviço, também pode ser contratado independentemente.

"O progresso consiste em renovar-se a si próprio"

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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