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Dicas para a comunicação telefónica

14 jun 2018
Dicas para a comunicação telefónica

Como teleoperadora do departamento de Atendimento ao Utilizador na MHP, é inevitável conhecer os desafios que supõe uma boa comunicação não presencial.

Depois de vários meses de aprendizado e desenvolvimento de minha capacidade de conversar com pessoas que não posso ver, tenho uma coisa muito clara:

considerar cada detalhe da conversa

A grande diferença entre o tratamento agradável pode ser dividido em muitas características, mas decidi concentrar-me naquelas que considero mais importantes:


Volume da voz


Uma conversa em que ouve-se a uma pessoa muito alto ou baixo, sempre gera certo desconforto. Alguns podem pensar que é um volume muito alto o qual estão a escutar, que não nos ouvimos ou que diretamente separam o auscultador da orelha. Em todos os casos, é um detalhe saber uma faixa de volume do nosso microfone ou telefone, que não exceda o que eu chamo de Volume de conforto.


Entoação


A linearidade ao entoar as frases. Um tom calmo, com pausas e sem muita pressa para comentar ou responder sobre algo pode gerar tranquilidade ao interlocutor. Também pode ser um detalhe para mostrar que prestamos atenção ao que eles nos dizem:

Escutamos, deixamos uma pequena pausa e logo respondemos

Nos serviços telefónicos, é crucial que haja uma sensação de que existe equidade na comunicação entre ambas as partes. Quando fornecemos um serviço, precisamos saber o que estão a pedir-nos, mas também que entendam o que podemos oferecer.

Formalidade sem frivolidade


A formalidade e os protocolos servem para gerar um primeiro contacto de respeito e cordialidade. No entanto, algumas pessoas valorizam a sensação de proximidade ao falar com a pessoa que lhes dá o serviço: nós.

O complicado surge quando não sabemos em que margem de gentileza ou formalidade nos movemos. Embora seja verdade que não há uma maneira única de agir sobre esse assunto, posso dar alguns conselhos úteis:

👉 Nos apresentamos no início da ligação dizendo-lhe porque ligamos. Em seguida, dar um momento para que possa nos responder e preparar-se para falar.

👉 Tratar ao interlocutor sempre de “Senhor” e chamar-lhe por seu nome durante a ligação. Isso mostra personalização e proximidade.

👉 Tentar fazer frases omitindo o ‘não’. Esta prática gera uma linha de frases positivas ou afirmativas, sendo capaz de focar as incidências para a solução e não para o problema. É diferente dizer ‘Não é possível fazer assim’ para ‘Poderíamos fazê-lo de outra forma’.

👉 Nos interlocutores com quem houve muitas ligações, temos a dúvida de manter esse tratamento de “Senhor”, a menos que nos tenha pedido para mudá-lo. A outra pessoa é quem decide quando quer mais proximidade ao falar.

👉 Se não dispomos de informações e ficamos presos em dar o serviço no meio da ligação, solicitamos os dados para contatar novamente e indicamos que é para fazer uma consulta. É importante comunicar que a intenção não é mantê-lo em espera, pois seu tempo é valioso.

Adaptabilidade ao interlocutor


Cada pessoa tem uma maneira ‘ótima’ de entender o que ouve. Conhecer ou tentar formas diferentes de explicar o mesmo, ajuda a tornar a comunicação muito mais eficaz e a gerar um serviço melhor.

Um exemplo claro são os tecnicismos. Alguém que não tenha sido treinado no setor do qual prestamos o serviço pode sentir-se perdido ou até mesmo irritado, porque não está de perceber o que estamos a explicar. É crucial adaptar o nível do nosso vocabulário à pessoa com quem falamos, à medida que o entendimento é buscado.


Gesticulação facial


No meu dia a dia eu gesticulo quase como se eu falasse pessoalmente com cada uma das ligações que faço ou respondo. Está implícito na atenção que dou e nas reações que isso gera em mim.

Trabalhar a prestar um serviço pelo telefone te faz questionar se gosta de pessoas. E esse é o meu caso.

Eles não estão te vendo, então eles não sabem que cara tem

Sob a minha experiência, esta frase não poderia estar mais errada. É que eu ouvi uma vez:

Sorria, porque eles percebem quando o faz pelo telefone

Minha pergunta é:

Nós nunca notamos o tom de falta de interesse, com nervosismo, ansiedade ou antipatia de alguém que nos chama e está a atender-nos?

Se a resposta for sim, então assumimos que as emoções estão implícitas em como falamos e, logicamente, se transmitem.

Cada emoção gera uma gesticulação do rosto: não podemos rir sem um sorriso, nem nos oprimir sem mudar o olhar e também não nos envolver com o serviço que estamos a dar sem sentir emoções.

Concluo este post com uma frase:

Não há sensação melhor do que quando ao terminar uma ligação, alguém nos diga ‘Muito obrigado/a, foste muito gentil’

Post publicado originalmente no Blog MHP Espanha:

Atendimento ao Cliente

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Depois de vários meses de aprendizado e desenvolvimento de minha capacidade de conversar com pessoas que não posso ver, tenho uma coisa muito clara:

considerar cada detalhe da conversa

A grande diferença entre o tratamento agradável pode ser dividido em muitas características, mas decidi concentrar-me naquelas que considero mais importantes:


Volume da voz


Uma conversa em que ouve-se a uma pessoa muito alto ou baixo, sempre gera certo desconforto. Alguns podem pensar que é um volume muito alto o qual estão a escutar, que não nos ouvimos ou que diretamente separam o auscultador da orelha. Em todos os casos, é um detalhe saber uma faixa de volume do nosso microfone ou telefone, que não exceda o que eu chamo de Volume de conforto.


Entoação


A linearidade ao entoar as frases. Um tom calmo, com pausas e sem muita pressa para comentar ou responder sobre algo pode gerar tranquilidade ao interlocutor. Também pode ser um detalhe para mostrar que prestamos atenção ao que eles nos dizem:

Escutamos, deixamos uma pequena pausa e logo respondemos

Nos serviços telefónicos, é crucial que haja uma sensação de que existe equidade na comunicação entre ambas as partes. Quando fornecemos um serviço, precisamos saber o que estão a pedir-nos, mas também que entendam o que podemos oferecer.

Formalidade sem frivolidade


A formalidade e os protocolos servem para gerar um primeiro contacto de respeito e cordialidade. No entanto, algumas pessoas valorizam a sensação de proximidade ao falar com a pessoa que lhes dá o serviço: nós.

O complicado surge quando não sabemos em que margem de gentileza ou formalidade nos movemos. Embora seja verdade que não há uma maneira única de agir sobre esse assunto, posso dar alguns conselhos úteis:

👉 Nos apresentamos no início da ligação dizendo-lhe porque ligamos. Em seguida, dar um momento para que possa nos responder e preparar-se para falar.

👉 Tratar ao interlocutor sempre de “Senhor” e chamar-lhe por seu nome durante a ligação. Isso mostra personalização e proximidade.

👉 Tentar fazer frases omitindo o ‘não’. Esta prática gera uma linha de frases positivas ou afirmativas, sendo capaz de focar as incidências para a solução e não para o problema. É diferente dizer ‘Não é possível fazer assim’ para ‘Poderíamos fazê-lo de outra forma’.

👉 Nos interlocutores com quem houve muitas ligações, temos a dúvida de manter esse tratamento de “Senhor”, a menos que nos tenha pedido para mudá-lo. A outra pessoa é quem decide quando quer mais proximidade ao falar.

👉 Se não dispomos de informações e ficamos presos em dar o serviço no meio da ligação, solicitamos os dados para contatar novamente e indicamos que é para fazer uma consulta. É importante comunicar que a intenção não é mantê-lo em espera, pois seu tempo é valioso.

Adaptabilidade ao interlocutor


Cada pessoa tem uma maneira ‘ótima’ de entender o que ouve. Conhecer ou tentar formas diferentes de explicar o mesmo, ajuda a tornar a comunicação muito mais eficaz e a gerar um serviço melhor.

Um exemplo claro são os tecnicismos. Alguém que não tenha sido treinado no setor do qual prestamos o serviço pode sentir-se perdido ou até mesmo irritado, porque não está de perceber o que estamos a explicar. É crucial adaptar o nível do nosso vocabulário à pessoa com quem falamos, à medida que o entendimento é buscado.


Gesticulação facial


No meu dia a dia eu gesticulo quase como se eu falasse pessoalmente com cada uma das ligações que faço ou respondo. Está implícito na atenção que dou e nas reações que isso gera em mim.

Trabalhar a prestar um serviço pelo telefone te faz questionar se gosta de pessoas. E esse é o meu caso.

Eles não estão te vendo, então eles não sabem que cara tem

Sob a minha experiência, esta frase não poderia estar mais errada. É que eu ouvi uma vez:

Sorria, porque eles percebem quando o faz pelo telefone

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Nós nunca notamos o tom de falta de interesse, com nervosismo, ansiedade ou antipatia de alguém que nos chama e está a atender-nos?

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Cada emoção gera uma gesticulação do rosto: não podemos rir sem um sorriso, nem nos oprimir sem mudar o olhar e também não nos envolver com o serviço que estamos a dar sem sentir emoções.

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Não há sensação melhor do que quando ao terminar uma ligação, alguém nos diga ‘Muito obrigado/a, foste muito gentil’

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


Ver certificación

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