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Como aumentar a produtividade incentivando as emoções positivas

06 set 2019
Como aumentar a produtividade incentivando as emoções positivas

"As emoções são como cavalos selvagens. Não são as explicações que nos ajudam a avançar, e sim a nossa vontade de seguir em frente".

-Paulo Coelho-

Romancista, diretor, ator, jornalista e compositor brasileiro nascido em 1947.

“A organização é um ecossistema habitado por pessoas, cujo o desempenho e a produtividade são influenciados pelas emoções, as suas, as dos seus colegas e as da organização. A correta gestão destes determinará um maior e melhor desempenho”.


As Emoções Positivas


A Teoria da expansão e construção das emoções positivas, de Barbara Fredrickson, professora da Universidade da Carolina do Norte e pesquisadora do Laboratório de Emoções Positivas e Psicologia, afirma que as emoções têm uma função adaptativa:

  • As emoções negativas (medo, ansiedade, raiva), preparam-nos para uma reação imediata. A sobrevivência em uma situação perigosa, obcecam a pessoa e não lhe permite ter uma visão de possíveis soluções para um problema.

  • As emoções positivas (alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração, espanto e amor), têm consequências opostas, abrem as vistas e oferecem um caminho livre para outras possibilidades. Além disso, não são imediatas, dotam a pessoa de novas competências que podem ser colocadas em prática na próxima situação adversa a ser enfrentada. As pessoas emocionalmente positivas sentem-se bem, são mais saudáveis e têm uma vida mais longa.


Efeitos das emoções positivas


Os três efeitos ou consequências de carácter sequenciais que geram emoções positivas são:
  1. O alargamento: expandem as tendências do pensamento e da ação.
  2. A construção: privilegia-se a aquisição de recursos pessoais para enfrentar as adversidades.
  3. A transformação: entre outras capacidades, a criatividade, a capacidade de integração social e a resiliência da pessoa são aumentadas. Esta transformação provoca sinergias que são retroalimentadas de tal forma que novas emoções positivas são geradas.

Esta teoria tem sido aplicada ao campo genérico da autoajuda, e os benefícios da aplicação de emoções positivas têm sido comprovados em pacientes, especialmente com doenças cardíacas.


O objetivo deste artigo é discutir como o manejo correto das emoções positivas na empresa gera uma maior satisfação no trabalho (Felicidade) que resulta em um aumento da produtividade, como propus em um post anterior.


Prescrição de terapias para a promoção das 10 emoções positivas


1. A Alegria na empresa


Celebrar de forma sincera os grandes e pequenos sucessos da organização, envolvendo os funcionários, é o primeiro passo para gerar alegria coletiva. Um novo contrato, um novo produto, uma nova incorporação, uma despedida... qualquer marco é uma oportunidade para gerar alegria.

O presidente do Grupo MindValue, Javier Fernández Aguado, reconhecido internacionalmente como especialista em Governança de Pessoas e Organizações, em seu modelo organizacional “Feelings Management”, referindo-se aos estados emocionais das organizações, define a alegria como:


"o estado emocional em que as equipas se desenvolvem em proatividade, esforço, compromisso (Otimismo) e motivação para a realização (Satisfação). A sua iniciativa e flexibilidade favorecem a sua orientação para a mudança e a sua notável motivação determina a procura constante de desafio e interesse na melhoria e inovação ( Euforia)".


Na maioria das organizações, a celebração se limita a uma ceia de Natal anual na qual todos permanecem rígidos, com o sorriso e a postura forçada para a foto da lembrança. Vamos celebrar qualquer coisa, o mais absurdo, a alegria merece.


2. A Gratidão mútua


A maioria das definições de cultura organizacional expressa a importância dos recursos humanos como um dos Valores Fundamentais, mas será que a empresa realmente acredita nisso?

O líder deve se preocupar continuamente com o trabalhador, sobre seus problemas pessoais, sobre suas preocupações de carreira, sobre suas necessidades em geral. Faz parte das suas funções "ordinárias".

Qualquer um aprecia que o seu bem-estar está a ser cuidado. Na maioria das empresas, espera-se que o trabalhador só seja questionado sobre isso na entrevista de avaliação semestral ou anual. Não esqueçamos que a empresa também deve agradecer sinceramente ao trabalhador pelo seu esforço e dedicação.


3. A Serenidade necessária


Isto é conseguido através da partilha dos objetivos estratégicos com o trabalhador. Quando ele sabe o que se espera dele, pode ser planeado. Normalmente ninguém tem clareza sobre a missão de sua posição, simplesmente tem um extintor de incêndio à mão à procura de um incêndio para extinguir.

Os ambientes de trabalho serenos permitem um desenvolvimento de tarefas com maior qualidade. A incerteza e a pressa causam o oposto, e os nossos clientes vão perceber isso. Uma situação de pressão por eventuais prazos ou cargas de trabalho é suportável em períodos curtos, mas não pode ser sustentada no tempo.


4. O Interesse no que fazemos


A organização deve promover espaços e tempos de formação e inovação.

Treinamento para o que interessa à empresa e ao trabalhador. Realmente investe em treinamento, ou gasta seu crédito da Fundação para o treinamento no Trabalho, em café “descafeinado” para todos?

Permitir a inovação e a experimentação, e reconhecer o mérito, reconhecer e partilhar o sucesso, e reconhecer o direito ao fracasso da ideia. Em ambientes VUCA organizações que não inovam terão um sucesso empresarial difícil, e muitos, a sua sobrevivência.


5. A Esperança na superação de crises


A empresa deve criar uma cultura de "resiliência organizacional”, ou seja, aprender com as dificuldades e conjunturas negativas para planear melhorias futuras. Isto permite não perder a calma necessária para enfrentar este tipo de situações, e a crença, baseada na experiência, na superação de situações adversas anteriores, prepara as pessoas e a organização, para enfrentar novas lacunas com certeza de sucesso. A própria Barbara Fredrickson, no seu artigo O Poder dos bons sentimentos, indica isso:


“As emoções positivas fortalecem o corpo e o espírito e preparam-nos para momentos de crise, (…) é mesmo possível treinar o olhar através da lente otimista”


6. O Orgulho de estar aqui


O orgulho de pertença está intimamente relacionado ao Employer Branding.

A geração de valor social para todas as partes interessadas, incluindo os acionistas, colaboradores, a sociedade e os clientes. Se o que realmente fazemos gera esse valor social, além do valor económico necessário, as pessoas sentem maior satisfação para com a organização. A implementação de planos de Responsabilidade Social Corporativa é vital para a geração desta emoção.

Por outro lado, há a necessidade de dar valor intrínseco às tarefas: quando o que se faz tem um valor reconhecível, a satisfação no trabalho aumenta. Todos os trabalhadores devem saber em que medida contribuem para a empresa, qual é o significado das suas tarefas. As políticas de comunicação devem ser estabelecidas neste sentido.


7. A Diversão organizacional


Consiste em proporcionar um ambiente de trabalho descontraído, sem etiqueta, com a pressão lógica dos objetivos, mas em que a diversão é promovida.

Tudo o que é “fun” é “fun-tástico”.

O sócio fundador e CEO da Think&Action Fernando Botella, empresa internacional de consultoria especializada no desenvolvimento e transformação de talentos nas organizações, formula a teoria da “Fun Energy”, enunciada como “uma nova perspetiva de liderança que parte do conceito de diversão como catalisador de concentração (flow) e criação (lead to action)”.

A Felicidade é entendida como “a conexão, identificação e envolvimento dos profissionais com a própria empresa e o que acontece nela; como um "estado de fluxo”, que reúne a capacidade de concentração, a máxima energia e atenção no que está sendo feito, o senso de transcendência, de fazer algo que vale a pena e o prazer do que está sendo feito.

A partir deste prisma, a felicidade é a semente que gera ecossistemas empreendedores nas organizações, que desperta a criatividade, que provoca o surgimento de idéias, que acende a capacidade de ação e manifesta o máximo desempenho dos profissionais… “Portanto, falando de comprometimento, desempenho, produtividade, criatividade, talento... parece óbvio que a felicidade é parte fundamental da gestão de qualquer organização”.

Chega de ambientes em que quando o líder chega, todos ficam quietos e colocam os auscultadores.** Vamos divertir-nos no trabalho.**


8. A Inspiração do Líder


Líderes, quem quer que tenha pessoas sob a sua responsabilidade, devem ser modelos para os outros.

A empresa deve estabelecer usos e padrões razoáveis que se apliquem igualmente a todos. A melhor maneira de inspirar as pessoas a nosso lado é começar por ser admirável. Quantas vezes presenciou arbitrariedades baseadas em relações pessoais, relações familiares, ou por causa da categoria superior do assunto em questão?


9. O espantoso Espanto


É preciso surpreender aos trabalhadores com novidades, melhorias, reinventando a ordem das relações empresa - empregados. O estudo Awe Expands People’s Perception of Time, Alters Decision Making, and Enhances Well-Being, realizado por psicólogos da Universidade de Stanford e da Universidade de Minnesota, define esta emoção básica como “um dos instrumentos capazes de se conectar diretamente com o cérebro irracional”.

Nos experimentos ficou evidente que “a sensação de espanto modificou a perceção dos sujeitos estudados, fazendo-os sentir como se o tempo se estendesse e mudasse os aspetos do comportamento dos mesmos, tornando-os mais pacientes, menos materialistas e mais dispostos a oferecer voluntariamente o seu tempo para ajudar os outros”.

Qual empregador não quereria mais empregados pacientes, menos materialistas e mais dispostos a voluntariar seu tempo para ajudar os outros?


10. O Amor pela empresa


De acordo com Javier Fernández Aguado, "o afeto do colaborador pela empresa não pode ser comprado, merece-se". Amar a empresa, comprometer-se com ela, estamos a falar do Talent Engagement.

Uma empresa que nos faz sentir seguros e estimados é aquela que se preocupa em gerar todas essas emoções positivas anteriores: alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração e espanto.


Quer continuar a perder-se em desempenhos medíocres, não fomentando emoções positivas na sua empresa?

Artigo original, publicado no Blog da MHP Espanha.

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Como aumentar a produtividade incentivando as emoções positivas

"As emoções são como cavalos selvagens. Não são as explicações que nos ajudam a avançar, e sim a nossa vontade de seguir em frente".

-Paulo Coelho-

Romancista, diretor, ator, jornalista e compositor brasileiro nascido em 1947.

“A organização é um ecossistema habitado por pessoas, cujo o desempenho e a produtividade são influenciados pelas emoções, as suas, as dos seus colegas e as da organização. A correta gestão destes determinará um maior e melhor desempenho”.


As Emoções Positivas


A Teoria da expansão e construção das emoções positivas, de Barbara Fredrickson, professora da Universidade da Carolina do Norte e pesquisadora do Laboratório de Emoções Positivas e Psicologia, afirma que as emoções têm uma função adaptativa:

  • As emoções negativas (medo, ansiedade, raiva), preparam-nos para uma reação imediata. A sobrevivência em uma situação perigosa, obcecam a pessoa e não lhe permite ter uma visão de possíveis soluções para um problema.

  • As emoções positivas (alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração, espanto e amor), têm consequências opostas, abrem as vistas e oferecem um caminho livre para outras possibilidades. Além disso, não são imediatas, dotam a pessoa de novas competências que podem ser colocadas em prática na próxima situação adversa a ser enfrentada. As pessoas emocionalmente positivas sentem-se bem, são mais saudáveis e têm uma vida mais longa.


Efeitos das emoções positivas


Os três efeitos ou consequências de carácter sequenciais que geram emoções positivas são:
  1. O alargamento: expandem as tendências do pensamento e da ação.
  2. A construção: privilegia-se a aquisição de recursos pessoais para enfrentar as adversidades.
  3. A transformação: entre outras capacidades, a criatividade, a capacidade de integração social e a resiliência da pessoa são aumentadas. Esta transformação provoca sinergias que são retroalimentadas de tal forma que novas emoções positivas são geradas.

Esta teoria tem sido aplicada ao campo genérico da autoajuda, e os benefícios da aplicação de emoções positivas têm sido comprovados em pacientes, especialmente com doenças cardíacas.


O objetivo deste artigo é discutir como o manejo correto das emoções positivas na empresa gera uma maior satisfação no trabalho (Felicidade) que resulta em um aumento da produtividade, como propus em um post anterior.


Prescrição de terapias para a promoção das 10 emoções positivas


1. A Alegria na empresa


Celebrar de forma sincera os grandes e pequenos sucessos da organização, envolvendo os funcionários, é o primeiro passo para gerar alegria coletiva. Um novo contrato, um novo produto, uma nova incorporação, uma despedida... qualquer marco é uma oportunidade para gerar alegria.

O presidente do Grupo MindValue, Javier Fernández Aguado, reconhecido internacionalmente como especialista em Governança de Pessoas e Organizações, em seu modelo organizacional “Feelings Management”, referindo-se aos estados emocionais das organizações, define a alegria como:


"o estado emocional em que as equipas se desenvolvem em proatividade, esforço, compromisso (Otimismo) e motivação para a realização (Satisfação). A sua iniciativa e flexibilidade favorecem a sua orientação para a mudança e a sua notável motivação determina a procura constante de desafio e interesse na melhoria e inovação ( Euforia)".


Na maioria das organizações, a celebração se limita a uma ceia de Natal anual na qual todos permanecem rígidos, com o sorriso e a postura forçada para a foto da lembrança. Vamos celebrar qualquer coisa, o mais absurdo, a alegria merece.


2. A Gratidão mútua


A maioria das definições de cultura organizacional expressa a importância dos recursos humanos como um dos Valores Fundamentais, mas será que a empresa realmente acredita nisso?

O líder deve se preocupar continuamente com o trabalhador, sobre seus problemas pessoais, sobre suas preocupações de carreira, sobre suas necessidades em geral. Faz parte das suas funções "ordinárias".

Qualquer um aprecia que o seu bem-estar está a ser cuidado. Na maioria das empresas, espera-se que o trabalhador só seja questionado sobre isso na entrevista de avaliação semestral ou anual. Não esqueçamos que a empresa também deve agradecer sinceramente ao trabalhador pelo seu esforço e dedicação.


3. A Serenidade necessária


Isto é conseguido através da partilha dos objetivos estratégicos com o trabalhador. Quando ele sabe o que se espera dele, pode ser planeado. Normalmente ninguém tem clareza sobre a missão de sua posição, simplesmente tem um extintor de incêndio à mão à procura de um incêndio para extinguir.

Os ambientes de trabalho serenos permitem um desenvolvimento de tarefas com maior qualidade. A incerteza e a pressa causam o oposto, e os nossos clientes vão perceber isso. Uma situação de pressão por eventuais prazos ou cargas de trabalho é suportável em períodos curtos, mas não pode ser sustentada no tempo.


4. O Interesse no que fazemos


A organização deve promover espaços e tempos de formação e inovação.

Treinamento para o que interessa à empresa e ao trabalhador. Realmente investe em treinamento, ou gasta seu crédito da Fundação para o treinamento no Trabalho, em café “descafeinado” para todos?

Permitir a inovação e a experimentação, e reconhecer o mérito, reconhecer e partilhar o sucesso, e reconhecer o direito ao fracasso da ideia. Em ambientes VUCA organizações que não inovam terão um sucesso empresarial difícil, e muitos, a sua sobrevivência.


5. A Esperança na superação de crises


A empresa deve criar uma cultura de "resiliência organizacional”, ou seja, aprender com as dificuldades e conjunturas negativas para planear melhorias futuras. Isto permite não perder a calma necessária para enfrentar este tipo de situações, e a crença, baseada na experiência, na superação de situações adversas anteriores, prepara as pessoas e a organização, para enfrentar novas lacunas com certeza de sucesso. A própria Barbara Fredrickson, no seu artigo O Poder dos bons sentimentos, indica isso:


“As emoções positivas fortalecem o corpo e o espírito e preparam-nos para momentos de crise, (…) é mesmo possível treinar o olhar através da lente otimista”


6. O Orgulho de estar aqui


O orgulho de pertença está intimamente relacionado ao Employer Branding.

A geração de valor social para todas as partes interessadas, incluindo os acionistas, colaboradores, a sociedade e os clientes. Se o que realmente fazemos gera esse valor social, além do valor económico necessário, as pessoas sentem maior satisfação para com a organização. A implementação de planos de Responsabilidade Social Corporativa é vital para a geração desta emoção.

Por outro lado, há a necessidade de dar valor intrínseco às tarefas: quando o que se faz tem um valor reconhecível, a satisfação no trabalho aumenta. Todos os trabalhadores devem saber em que medida contribuem para a empresa, qual é o significado das suas tarefas. As políticas de comunicação devem ser estabelecidas neste sentido.


7. A Diversão organizacional


Consiste em proporcionar um ambiente de trabalho descontraído, sem etiqueta, com a pressão lógica dos objetivos, mas em que a diversão é promovida.

Tudo o que é “fun” é “fun-tástico”.

O sócio fundador e CEO da Think&Action Fernando Botella, empresa internacional de consultoria especializada no desenvolvimento e transformação de talentos nas organizações, formula a teoria da “Fun Energy”, enunciada como “uma nova perspetiva de liderança que parte do conceito de diversão como catalisador de concentração (flow) e criação (lead to action)”.

A Felicidade é entendida como “a conexão, identificação e envolvimento dos profissionais com a própria empresa e o que acontece nela; como um "estado de fluxo”, que reúne a capacidade de concentração, a máxima energia e atenção no que está sendo feito, o senso de transcendência, de fazer algo que vale a pena e o prazer do que está sendo feito.

A partir deste prisma, a felicidade é a semente que gera ecossistemas empreendedores nas organizações, que desperta a criatividade, que provoca o surgimento de idéias, que acende a capacidade de ação e manifesta o máximo desempenho dos profissionais… “Portanto, falando de comprometimento, desempenho, produtividade, criatividade, talento... parece óbvio que a felicidade é parte fundamental da gestão de qualquer organização”.

Chega de ambientes em que quando o líder chega, todos ficam quietos e colocam os auscultadores.** Vamos divertir-nos no trabalho.**


8. A Inspiração do Líder


Líderes, quem quer que tenha pessoas sob a sua responsabilidade, devem ser modelos para os outros.

A empresa deve estabelecer usos e padrões razoáveis que se apliquem igualmente a todos. A melhor maneira de inspirar as pessoas a nosso lado é começar por ser admirável. Quantas vezes presenciou arbitrariedades baseadas em relações pessoais, relações familiares, ou por causa da categoria superior do assunto em questão?


9. O espantoso Espanto


É preciso surpreender aos trabalhadores com novidades, melhorias, reinventando a ordem das relações empresa - empregados. O estudo Awe Expands People’s Perception of Time, Alters Decision Making, and Enhances Well-Being, realizado por psicólogos da Universidade de Stanford e da Universidade de Minnesota, define esta emoção básica como “um dos instrumentos capazes de se conectar diretamente com o cérebro irracional”.

Nos experimentos ficou evidente que “a sensação de espanto modificou a perceção dos sujeitos estudados, fazendo-os sentir como se o tempo se estendesse e mudasse os aspetos do comportamento dos mesmos, tornando-os mais pacientes, menos materialistas e mais dispostos a oferecer voluntariamente o seu tempo para ajudar os outros”.

Qual empregador não quereria mais empregados pacientes, menos materialistas e mais dispostos a voluntariar seu tempo para ajudar os outros?


10. O Amor pela empresa


De acordo com Javier Fernández Aguado, "o afeto do colaborador pela empresa não pode ser comprado, merece-se". Amar a empresa, comprometer-se com ela, estamos a falar do Talent Engagement.

Uma empresa que nos faz sentir seguros e estimados é aquela que se preocupa em gerar todas essas emoções positivas anteriores: alegria, gratidão, serenidade, interesse, esperança, orgulho, diversão, inspiração e espanto.


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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


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Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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