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Como fazer para registar o tempo trabalhado dum vendedor, comercial, transportador ou dum teletrabalhador?

17 jan 2020
Como fazer para registar o tempo trabalhado dum vendedor, comercial, transportador ou dum teletrabalhador?

Desde a aprovação em Maio passado da obrigação de todas as empresas espanholas manterem um registo das horas de trabalho dos seus trabalhadores, inúmeros meios de comunicação social têm feito eco disto, enfatizando que:


O novo regulamento parece "excluir" os trabalhadores externos, devido à complexidade de não estarem localizados no mesmo local de trabalho durante todo o seu horário laboral e também porque eles têm muitas opções de flexibilidade.


O que é um trabalhador externo?


Um trabalhador externo é um trabalhador que deve realizar o seu trabalho em diferentes localizações geográficas para alcançar os objetivos de sua empresa. Caracteriza-se por ter horários flexíveis.


Por que razão pode ser complexo registar o horário dum trabalhador externo?


Torna-se complexo quando não existem métodos alternativos conhecidos para o registo das horas trabalhadas na empresa pelos colaboradores com tais horários.

Geralmente, quando se fala de controlo horário, pensa-se na velha imagem de uma fila de trabalhadores a picarem a entrada e a saída do trabalho com um cartão de papelão.

Felizmente, muito aconteceu desde então e na MHP sabemos muito sobre como o registo horário evoluiu nos últimos 25 anos, onde desenvolvemos vários métodos de picagens para o registo horário em todo o tipo de circunstâncias laborais, por exemplo:

✔ Funcionários de limpeza das ETTs, que fazem o seu trabalho em diferentes locais
✔ Comerciais
✔ Distribuidores
✔ Transportadores
✔ Nómadas digitais o Tele-trabalhadores


Métodos de Picagem para o Registo da Jornada Laboral


Na MHP, dispomos de vários métodos para manter o registo dos tempos de trabalho dos trabalhadores, podendo ser possível escolher um ou a combinação de vários.

Oferecemos 8 formas de picagem de ponto, são as seguintes:


Dispositivo de picagem através da impressão digital (Relógio de Ponto TRD-4)


mhp_blog_picar-impressao-digital


Nossa máquina de picagem é de nosso próprio desenvolvimento e fabrico. Pode personalizar a cor, os conceitos ou a linguagem.

Ele lê a representação da impressão digital, ou seja, um certo número de pontos da nossa impressão digital, que é suficiente para identificá-los com a nossa identidade.


Dispositivo de picagem através do código PIN


mhp_blog_picar-codigo-pin


A mesma máquina de picagem permite o registo através do código PIN, ou uma combinação com outros métodos, que pode ser por exemplo, o método de picagem por impressão digital.


Dispositivo de picagem através do cartão de proximidade, magnético ou chip (C.C.)


mhp_blog_picar-cartao


Ainda há empresas que preferem que o registo do ponto seja feito através de cartão. Geralmente aconselhamos que pode haver problemas, uma vez que existe a possibilidade que este sistema, possa recolher dados que não são um verdadeiro reflexo da realidade, ou seja, uma pessoa pode carregar vários cartões de colegas e passá-los de seguida.

Neste caso, recomendamos combiná-lo com outros sistemas de picagem, como o sistema que peermite o registo, através da leitura da representação da impressão digital, por exemplo.


Picagem através duma ligação telefónica


mhp_blog_picar-chamada-telefonica


Alguns empregados, como os contratados pelas ETTs, devem trabalhar em diferentes locais de trabalho durante a sua jornada diária, e podem registar o ponto através de uma simples chamada telefónica.

Neste documento, detalhamos como fazer o registo do ponto através de telefonema.


Picagem através de Login-Web


mhp_blog_picagem-liga-ao-web


Possibilidade de fazer o registo do ponto através de uma página web desde o próprio computador do trabalhador.

Normalmente é solicitado por empresas que possui centros com poucos funcionários.


Picagem através da App no telemóvel, com ou sem geolocalização


mhp_blog_picagem-app-m-vel


Para o pessoal que trabalha fora do local de trabalho, tais como: vendedores, comerciais, pessoal de entregas ou serviços técnicos, desenvolvemos a aplicação móvel ‘GeoGestión Horaria’ que, com a autorização prévia do gestor para que o funcionário possa registar o ponto por este método, poderá ser descarregada no dispositivo móvel da empresa o qual é usado pelo funcionário.

Neste documento, detalhamos como fazer o registo do ponto através da app no telemóvel com ou sem geolocalização.

Depois disto, continuas a pensar que manter o registo dos tempos de trabalho dos trabalhadores de algumas profissões é complicado?

Consulte-nos sem compromisso e nós o aconselharemos sobre a melhor forma de cumprir com as normas de controlo horário.

Artigo publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.

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Como fazer para registar o tempo trabalhado dum vendedor, comercial, transportador ou dum teletrabalhador?

Desde a aprovação em Maio passado da obrigação de todas as empresas espanholas manterem um registo das horas de trabalho dos seus trabalhadores, inúmeros meios de comunicação social têm feito eco disto, enfatizando que:


O novo regulamento parece "excluir" os trabalhadores externos, devido à complexidade de não estarem localizados no mesmo local de trabalho durante todo o seu horário laboral e também porque eles têm muitas opções de flexibilidade.


O que é um trabalhador externo?


Um trabalhador externo é um trabalhador que deve realizar o seu trabalho em diferentes localizações geográficas para alcançar os objetivos de sua empresa. Caracteriza-se por ter horários flexíveis.


Por que razão pode ser complexo registar o horário dum trabalhador externo?


Torna-se complexo quando não existem métodos alternativos conhecidos para o registo das horas trabalhadas na empresa pelos colaboradores com tais horários.

Geralmente, quando se fala de controlo horário, pensa-se na velha imagem de uma fila de trabalhadores a picarem a entrada e a saída do trabalho com um cartão de papelão.

Felizmente, muito aconteceu desde então e na MHP sabemos muito sobre como o registo horário evoluiu nos últimos 25 anos, onde desenvolvemos vários métodos de picagens para o registo horário em todo o tipo de circunstâncias laborais, por exemplo:

✔ Funcionários de limpeza das ETTs, que fazem o seu trabalho em diferentes locais
✔ Comerciais
✔ Distribuidores
✔ Transportadores
✔ Nómadas digitais o Tele-trabalhadores


Métodos de Picagem para o Registo da Jornada Laboral


Na MHP, dispomos de vários métodos para manter o registo dos tempos de trabalho dos trabalhadores, podendo ser possível escolher um ou a combinação de vários.

Oferecemos 8 formas de picagem de ponto, são as seguintes:


Dispositivo de picagem através da impressão digital (Relógio de Ponto TRD-4)


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Nossa máquina de picagem é de nosso próprio desenvolvimento e fabrico. Pode personalizar a cor, os conceitos ou a linguagem.

Ele lê a representação da impressão digital, ou seja, um certo número de pontos da nossa impressão digital, que é suficiente para identificá-los com a nossa identidade.


Dispositivo de picagem através do código PIN


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A mesma máquina de picagem permite o registo através do código PIN, ou uma combinação com outros métodos, que pode ser por exemplo, o método de picagem por impressão digital.


Dispositivo de picagem através do cartão de proximidade, magnético ou chip (C.C.)


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Ainda há empresas que preferem que o registo do ponto seja feito através de cartão. Geralmente aconselhamos que pode haver problemas, uma vez que existe a possibilidade que este sistema, possa recolher dados que não são um verdadeiro reflexo da realidade, ou seja, uma pessoa pode carregar vários cartões de colegas e passá-los de seguida.

Neste caso, recomendamos combiná-lo com outros sistemas de picagem, como o sistema que peermite o registo, através da leitura da representação da impressão digital, por exemplo.


Picagem através duma ligação telefónica


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Alguns empregados, como os contratados pelas ETTs, devem trabalhar em diferentes locais de trabalho durante a sua jornada diária, e podem registar o ponto através de uma simples chamada telefónica.

Neste documento, detalhamos como fazer o registo do ponto através de telefonema.


Picagem através de Login-Web


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Possibilidade de fazer o registo do ponto através de uma página web desde o próprio computador do trabalhador.

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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