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Como medir a empatia e o desempenho através de grupos de trabalho reduzidos

15 fev 2018
Como medir a empatia e o desempenho através de grupos de trabalho reduzidos

Em uma empresa dedicada à gestão de recursos humanos, a excelência em lidar com o cliente é uma necessidade que marcará diferença em termos do nível de qualidade do serviço prestado. Portanto, este artigo irá explorar uma das técnicas de recursos humanos já meio esquecidas em grandes empresas: os grupos de trabalho reduzidos.

Embora os departamentos de recursos humanos saibam que gerem pessoas, atualmente estão com uma teima especial no mundo empresarial, em valorar e transformar todas as qualidades e ações dos trabalhadores, baseando-as em números. Para isso, utilizam os chamados indicadores, que permitem comparar posteriormente e avaliar dados financeiros, o grau de realização dos objetivos ou o feedback recebido dos clientes.

Não negamos que os indicadores de uma empresa permitem quantificar objetivamente o intangível, a fim de realizar um serviço mais eficiente e tornar os recursos disponíveis lucrativos, mas:


Podemos afirmar que esse método é capaz de avaliar todas as coisas importantes que intervêm no trabalho que se faz, nos cargos de atendimento ao cliente ou nos que lidam com clientes em potencial?


Os manuais e estatísticas nos dizem que sim e de acordo com a empresa em questão, utilizaram alguns indicadores ou outros para medir o nível de satisfação de seus próprios clientes.


Como saber se um trabalhador é o adequado para ser a imagem e porta-voz da nossa empresa?


Como dito anteriormente e explicado neste blog, a resposta é a empatia. A mesma que pode fazer com que um cliente em potencial se torne um cliente fiel à nossa empresa e serviço, e a mesma que pode não ser refletida adequadamente no serviço oferecido, se tentarmos medi-lo com uma pesquisa padrão.

Das possíveis técnicas para avaliar mais completamente a empatia com os clientes, ao mesmo tempo em que o desempenho de nossos trabalhadores, acredito que podem ser extraordinariamente eficazesos grupos reduzidos de trabalho.


O que é um grupo reduzido de trabalho?


São muitos os especialistas que apontam que os grupos de trabalho mais eficientes possuem várias das seguintes características:


  • Composto por entre 5 e 8 pessoas.
  • Ter como função a discussão de projetos ou a procura de soluções para problemas.
  • Dispor personalidades semelhantes, mas habilidades e conhecimentos complementares
  • Um dos membros deve adicionar às suas funções, a de coordenador, dentro do grupo. Seu papel será crucial para avaliar a empatia e o desempenho associados ao atendimento ao cliente.

Aprendamos das abelhas, mas não dos mandriolas


A formação de grupos de trabalho segue algo semelhante ao que acontece com as abelhas:

Uma mente coletiva que um maior número de membros, exerce maior coordenação entre eles, os resultados são exponencialmente melhores. Esse fenômeno é conhecido como Regra de Farrar.

Infelizmente, o ser humano não acha tão fácil trabalhar em grupo como uma só mente. Portanto, a solução pode passar por reduzir os membros do mesmo, evitando assim o denominado Efeito de Ringelmann. Também conhecido como free rider, o problema do mandriola ou "Preguiça social". Consiste na tendência do indivíduo em diminuir o desempenho do grupo, escondendo-se entre a multidão, isto é, o resto de seus companheiros. Um número maior de pessoas, menos coordenação entre elas, resultados piores.

Em conclusão, quero usar o exemplo do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos. Ele alcunhou o termo "grupos de 2 pizzas". Consiste em criar grupos de trabalho formados por um número de pessoas que possam ser alimentadas com apenas duas pizzas. Um sistema curioso, ao mesmo tempo efetivo e que utiliza uma grande corporação, que não esqueceu uma técnica originada em pequenas empresas.

Artigo publicado originalmente no Blog da MHP Espanha

ptProdutividadeRecursos Humanos

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Em uma empresa dedicada à gestão de recursos humanos, a excelência em lidar com o cliente é uma necessidade que marcará diferença em termos do nível de qualidade do serviço prestado. Portanto, este artigo irá explorar uma das técnicas de recursos humanos já meio esquecidas em grandes empresas: os grupos de trabalho reduzidos.

Embora os departamentos de recursos humanos saibam que gerem pessoas, atualmente estão com uma teima especial no mundo empresarial, em valorar e transformar todas as qualidades e ações dos trabalhadores, baseando-as em números. Para isso, utilizam os chamados indicadores, que permitem comparar posteriormente e avaliar dados financeiros, o grau de realização dos objetivos ou o feedback recebido dos clientes.

Não negamos que os indicadores de uma empresa permitem quantificar objetivamente o intangível, a fim de realizar um serviço mais eficiente e tornar os recursos disponíveis lucrativos, mas:


Podemos afirmar que esse método é capaz de avaliar todas as coisas importantes que intervêm no trabalho que se faz, nos cargos de atendimento ao cliente ou nos que lidam com clientes em potencial?


Os manuais e estatísticas nos dizem que sim e de acordo com a empresa em questão, utilizaram alguns indicadores ou outros para medir o nível de satisfação de seus próprios clientes.


Como saber se um trabalhador é o adequado para ser a imagem e porta-voz da nossa empresa?


Como dito anteriormente e explicado neste blog, a resposta é a empatia. A mesma que pode fazer com que um cliente em potencial se torne um cliente fiel à nossa empresa e serviço, e a mesma que pode não ser refletida adequadamente no serviço oferecido, se tentarmos medi-lo com uma pesquisa padrão.

Das possíveis técnicas para avaliar mais completamente a empatia com os clientes, ao mesmo tempo em que o desempenho de nossos trabalhadores, acredito que podem ser extraordinariamente eficazesos grupos reduzidos de trabalho.


O que é um grupo reduzido de trabalho?


São muitos os especialistas que apontam que os grupos de trabalho mais eficientes possuem várias das seguintes características:


  • Composto por entre 5 e 8 pessoas.
  • Ter como função a discussão de projetos ou a procura de soluções para problemas.
  • Dispor personalidades semelhantes, mas habilidades e conhecimentos complementares
  • Um dos membros deve adicionar às suas funções, a de coordenador, dentro do grupo. Seu papel será crucial para avaliar a empatia e o desempenho associados ao atendimento ao cliente.

Aprendamos das abelhas, mas não dos mandriolas


A formação de grupos de trabalho segue algo semelhante ao que acontece com as abelhas:

Uma mente coletiva que um maior número de membros, exerce maior coordenação entre eles, os resultados são exponencialmente melhores. Esse fenômeno é conhecido como Regra de Farrar.

Infelizmente, o ser humano não acha tão fácil trabalhar em grupo como uma só mente. Portanto, a solução pode passar por reduzir os membros do mesmo, evitando assim o denominado Efeito de Ringelmann. Também conhecido como free rider, o problema do mandriola ou "Preguiça social". Consiste na tendência do indivíduo em diminuir o desempenho do grupo, escondendo-se entre a multidão, isto é, o resto de seus companheiros. Um número maior de pessoas, menos coordenação entre elas, resultados piores.

Em conclusão, quero usar o exemplo do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezos. Ele alcunhou o termo "grupos de 2 pizzas". Consiste em criar grupos de trabalho formados por um número de pessoas que possam ser alimentadas com apenas duas pizzas. Um sistema curioso, ao mesmo tempo efetivo e que utiliza uma grande corporação, que não esqueceu uma técnica originada em pequenas empresas.

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


Ver certificación

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