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Conheça a... Silvia Muratore

15 mai 2020
Conheça a... Silvia Muratore

Silvia Muratore Ramirez olha sempre para si com um sorriso. Tudo o que lhe pedir será explicado em pormenor, talvez porque ela está mais do que habituada a lidar com clientes ao telefone e a resolver quaisquer dúvidas que eles possam ter através deste meio.

Metódica e decisiva, dezenas de utilizadores do Portal Horário podem passar pelo seu auscultador todos os dias. Como é que ela consegue organizar-se? Ela conta-nos nesta entrevista.

Há quanto tempo trabalha na MHP?

Estou na empresa há 10 anos, completa-se em Outubro. E penso que todos dizemos o mesmo, mas parece que foi ontem...

Como tomou conhecimento da oferta de emprego?

Bem, tal como outros colegas, através de um anúncio no jornal.

Esteve sempre na mesma posição?

Eu comecei no CAU (Centro de Atendimento ao Utilizador) e estive nessa posição durante cerca de três anos.

Qual tem sido a sua evolução dentro da MHP?

Estou agora no departamento de Suporte ao Cliente. Aqui "acompanhamos" os nossos clientes na implementação do nosso serviço de controlo de assiduidade com tudo o que isso implica. Desde o seu registo no sistema até ao seu funcionamento completo. E isso é apenas o começo, a partir daí as possibilidades são infinitas, porque à medida que os clientes utilizam o nosso sistema, as suas necessidades aumentam, e ajudam-nos muito a encontrar novas fórmulas que respondam a essas necessidades, tornando esta empresa numa das pioneiras no seu campo.


mhp-blog-conoce-a-silvia1


O serviço da MHP está sujeito a um desenvolvimento e melhoria contínua. Como consegue andar em dia e não perder nada?

Bem, não sei, essa capacidade é-lhe dada de dia para dia e de ter um pouco de interesse nestas questões, pois nestes tempos não podemos ficar estagnados, temos de avançar e estar na vanguarda.

Além disso, aqui tanto os departamentos técnico como de desenvolvimento estão sempre à procura de novos serviços e a melhorar os actuais... e quando isso se torna realidade, a satisfação é enorme para eles e para o resto dos colegas.

Pareces uma espécie de "central telefónica" onde convergem-se a maioria das perguntas dos milhares de utilizadores do 'Portal Horario'. Como te organizas para chegar a tudo e também para fazer o acompanhamento do trabalho dos colegas que têm de o gerir e, por sua vez, informar a resolução ao utilizador?

Bem, acho que será a experiência, aprende-se a estabelecer prioridades e tentar, na medida do possível, que o cliente esteja sempre satisfeito com o nosso trabalho, o que também o faz esforçar-se e tentar melhorar todos os dias, para alcançar a excelência naquilo que fazemos.

Além disso, contamos com ferramentas que são um apoio extra para fazer o nosso trabalho, escusado será dizer que uma delas é o Laycos, que tornou o trabalho na nossa organização muito mais rápida e funcional.

Do seu ponto de vista, o que não deve faltar quando se lida com o cliente?

O principal, acima de tudo, é a compreensão ou a empatia, já que, por vezes, não é fácil dar a estes últimos tudo o que pedem, que é o que eles gostariam.

Temos de ser o principal apoio dos nossos clientes, a começar pelo trabalho comercial e já desde Suporte, orientando-os e ajudando-os em tudo o que está nas nossas mãos. Vá lá, pelo menos para mim, um dos pontos mais importantes é que o cliente sinta-se apoiado ao longo de todo o processo, e que a nossa atenção seja requintada, mais uma vez.

Tendo em conta a sua experiência, que conselho daria aos novos colegas que entrem para a MHP?

Então, que trabalhem muito, que sejam curiosos, que não fiquem no seu posto por muito tempo e olhem para além do seu departamento, que perguntem e interessem-se por tudo, mesmo que não seja sobre as suas funções, que dêem ideias e tentem sempre melhorar...

Claro que pode sempre contar com os mais velhos, aqui todos nós apoiamos e ajudamos os nossos companheiros, é "a grande Família".

Obrigada Silvia!

Post publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.

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Metódica e decisiva, dezenas de utilizadores do Portal Horário podem passar pelo seu auscultador todos os dias. Como é que ela consegue organizar-se? Ela conta-nos nesta entrevista.

Há quanto tempo trabalha na MHP?

Estou na empresa há 10 anos, completa-se em Outubro. E penso que todos dizemos o mesmo, mas parece que foi ontem...

Como tomou conhecimento da oferta de emprego?

Bem, tal como outros colegas, através de um anúncio no jornal.

Esteve sempre na mesma posição?

Eu comecei no CAU (Centro de Atendimento ao Utilizador) e estive nessa posição durante cerca de três anos.

Qual tem sido a sua evolução dentro da MHP?

Estou agora no departamento de Suporte ao Cliente. Aqui "acompanhamos" os nossos clientes na implementação do nosso serviço de controlo de assiduidade com tudo o que isso implica. Desde o seu registo no sistema até ao seu funcionamento completo. E isso é apenas o começo, a partir daí as possibilidades são infinitas, porque à medida que os clientes utilizam o nosso sistema, as suas necessidades aumentam, e ajudam-nos muito a encontrar novas fórmulas que respondam a essas necessidades, tornando esta empresa numa das pioneiras no seu campo.


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O serviço da MHP está sujeito a um desenvolvimento e melhoria contínua. Como consegue andar em dia e não perder nada?

Bem, não sei, essa capacidade é-lhe dada de dia para dia e de ter um pouco de interesse nestas questões, pois nestes tempos não podemos ficar estagnados, temos de avançar e estar na vanguarda.

Além disso, aqui tanto os departamentos técnico como de desenvolvimento estão sempre à procura de novos serviços e a melhorar os actuais... e quando isso se torna realidade, a satisfação é enorme para eles e para o resto dos colegas.

Pareces uma espécie de "central telefónica" onde convergem-se a maioria das perguntas dos milhares de utilizadores do 'Portal Horario'. Como te organizas para chegar a tudo e também para fazer o acompanhamento do trabalho dos colegas que têm de o gerir e, por sua vez, informar a resolução ao utilizador?

Bem, acho que será a experiência, aprende-se a estabelecer prioridades e tentar, na medida do possível, que o cliente esteja sempre satisfeito com o nosso trabalho, o que também o faz esforçar-se e tentar melhorar todos os dias, para alcançar a excelência naquilo que fazemos.

Além disso, contamos com ferramentas que são um apoio extra para fazer o nosso trabalho, escusado será dizer que uma delas é o Laycos, que tornou o trabalho na nossa organização muito mais rápida e funcional.

Do seu ponto de vista, o que não deve faltar quando se lida com o cliente?

O principal, acima de tudo, é a compreensão ou a empatia, já que, por vezes, não é fácil dar a estes últimos tudo o que pedem, que é o que eles gostariam.

Temos de ser o principal apoio dos nossos clientes, a começar pelo trabalho comercial e já desde Suporte, orientando-os e ajudando-os em tudo o que está nas nossas mãos. Vá lá, pelo menos para mim, um dos pontos mais importantes é que o cliente sinta-se apoiado ao longo de todo o processo, e que a nossa atenção seja requintada, mais uma vez.

Tendo em conta a sua experiência, que conselho daria aos novos colegas que entrem para a MHP?

Então, que trabalhem muito, que sejam curiosos, que não fiquem no seu posto por muito tempo e olhem para além do seu departamento, que perguntem e interessem-se por tudo, mesmo que não seja sobre as suas funções, que dêem ideias e tentem sempre melhorar...

Claro que pode sempre contar com os mais velhos, aqui todos nós apoiamos e ajudamos os nossos companheiros, é "a grande Família".

Obrigada Silvia!

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


Ver certificación

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