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Conheça Elena Sanchez, Chefa de Recursos Humanos na MHP

13 sep. 2022
Conheça Elena Sanchez, Chefa de Recursos Humanos na MHP

Elena Sánchez Liria é a colega responsável pela área dos Recursos Humanos na MHP.

Assim que a conhece, apercebe-se que ela tem aquele Factor X, que as pessoas que gostam de ouvir têm, são discretas e rapidamente se tornam confidentes. Todas, qualidades que tornam as coisas muito mais fáceis, numa área que gere muito do lado emocional das pessoas.

Direta, sincera, brilhante e com muita experiência numa área onde o conhecimento, a criatividade, um sexto sentido e a capacidade de improvisar não podem faltar, é como se ela tivesse estado na MHP a vida toda.


01_rojo_mhpConte-nos qual cargo ocupa na MHP e há quanto tempo está na empresa.


Sou a pessoa responsável pelo departamento de recursos humanos da MHP.

As minhas funções cobrem várias áreas de recursos humanos. A organização do pessoal, políticas internas, seleção, formação, administração do pessoal e relações laborais em geral, gerindo a comunicação entre a empresa e os empregados.

Sou membro do Comité de Saúde e Segurança, pelo que estou diretamente envolvida na Prevenção de Riscos Laborais na empresa, implementando as medidas preventivas necessárias para proteger a saúde do pessoal.

Além disso, estamos atualmente imersos no excitante mundo da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, essencial para promover a transformação e a justiça social, com a implementação do Plano de Igualdade.


02_azul_mhpComo é lidar com uma força de trabalho constituída por diferentes gerações?


O desafio para as empresas é assegurar que gerações diferentes coexistam na mesma organização e que se entendam umas às outras. Para tal, é essencial saber quais são as suas expectativas de vida e profissionais.

Neste ambiente em constante mudança, a tecnologia deve ser utilizada como aliada, devem ser criados ambientes de colaboração, e as políticas de formação e desenvolvimento devem ser reforçadas, entre outras coisas.

Os trabalhadores das gerações Baby Boom e Generation X devem acolher as novas gerações, que são mais instruídas mas menos experientes.

O antigo deve ser reciclado, mas o novo deve ser contratado, aquele que vem com novos conhecimentos, mas deve haver um mentor.


Conoce-a-Elena-S-nchez---Responsable-RRHH-MHP_0419


03_rojo_mhpQue competências pensa que uma pessoa que trabalha na área de recursos humanos deve ter e por quê?


Por um lado, são necessárias competências técnicas, tais como o conhecimento da legislação laboral e da segurança social em vigor, bem como o conhecimento e o manuseamento de programas de gestão de RH.

Por outro lado, são necessárias outras competências relacionadas com a inteligência emocional, permitindo-nos adaptar ao ambiente de trabalho, trabalho de equipa, resolução de conflitos, capacidades de negociação, abordagem proactiva para antecipar problemas que possam surgir e, claro, capacidades de comunicação.

Um profissional de recursos humanos tem de ter um conhecimento interno da empresa, mas também tem de saber o que está a acontecer no nosso ambiente, fora da empresa.

Quando alguém nos pede ajuda, não podemos dizer "Eu resolvo isso mais tarde". As necessidades e prioridades da empresa movem-se e mudam rapidamente.


04_azul_mhpHá muitos estilos de entrevista de candidatos, tem perguntas eficazes em que a pessoa se mostra como é? Diga-nos as suas dicas


Todos pensamos na entrevista de emprego como um questionário padrão de perguntas onde tenta descobrir conhecimentos técnicos, experiência, pontos fortes e fracos, qual foi o seu desafio mais difícil… Essas questões que todos nós já enfrentámos.

Acredito que as pessoas se mostram como são quando estão numa atmosfera de confiança, sem nervos.

O contacto inicial é importante, onde criamos as primeiras impressões de ambas as partes. Costumo utilizar perguntas abertas que requerem respostas mais amplas e baseadas na opinião, que nos dão uma valiosa visão das prioridades do candidato, como ele pensa....

Tudo isto é acompanhado por uma escuta ativa, dando à entrevista um tom de conversa para obter melhor informação e, claro, prestando atenção à comunicação não verbal (gestos, postura...).

Tento descobrir um pouco mais os soft skills, porque estas competências são as que irão marcar as relações com a equipa, a criatividade e a comunicação, para mencionar algumas áreas.


05_rojo_mhpEstão a surgir muitos novos regulamentos laborais. O que faz para garantir que não perde nada e manter tudo atualizado?


Pois bem, o mundo do trabalho em mudança é uma realidade e um desafio.

A utilização crescente das tecnologias da informação, os reajustes dos valores sociais são alguns dos fatores que impulsionam as mudanças no mundo de trabalho atual.

O exemplo que temos este ano é a nova regulamentação laboral aprovada durante a pandemia, causada pelo coronavírus, alterações na regulamentação do teletrabalho, do trabalho flexível, na regulamentação dos expedientes de regulação temporal de emprego... tudo isto num momento de grande incerteza.

Esta realidade requer planeamento diário e semanal, definindo objetivos diários e a médio prazo, agrupando tarefas por áreas ou tópicos de modo a poder concentrar-se eficazmente, bem como ter tempo todos os dias para resolver tarefas não planeadas que não podem "esperar".

Em suma, organizo o meu trabalho utilizando Laycos, a nossa plataforma de comunicação interna e de trabalho em equipa, o que me permite comunicar e organizar o meu trabalho de forma eficiente.


Conoce-a-Elena-S-nchez---Responsable-RRHH-MHP_0489


06_azul_mhpA área de recursos humanos caracteriza-se por receber e tratar todo o tipo de pedidos, tendo informações muito pessoais e privadas sobre cada funcionário, a nível pessoal, como responsável, como é que trata isto?


As informações pessoais e confidenciais são estritamente protegidas. Como sabemos, na MHP cumprimos rigorosamente os regulamentos de Proteção de Dados em todos os departamentos e níveis, não só internamente mas também como fornecedores do serviço de gestão horário que oferecemos aos nossos clientes. A proteção de dados é intrínseca a todas as nossas atividades diárias, graças ao nosso serviço jurídico especializado que nos guia, nos aconselha e nos ensina continuamente a importante cultura da proteção de dados.


07_rojo_mhpCom toda a tecnologia de comunicação atualmente disponível, bem como a promoção do teletrabalho, o fator online está a ter um grande impacto nas nossas vidas e, claro, na forma como nos comunicamos e trabalhamos, o que pensa da comunicação pessoal, pessoa a pessoa?


Não podemos negar a realidade da atual mudança tanto nas comunicações internas como externas.

A MHP antecipou esta mudança, tanto com o nosso Serviço Integrado de Gestão Horária como com a criação do Laycos, uma rede de trabalho nascida sob a necessidade de transformação digital com uma nova organização que racionaliza os processos habituais do nosso trabalho quotidiano.

Creio que a comunicação entre pares, como seres sociais que somos, faz parte do nosso ambiente de trabalho, especialmente para um profissional de recursos humanos, que é um actor chave entre o pessoal e a direção da empresa. Além disso, a organização e a comunicação são fundamentais para o nosso trabalho. Não comunicamos da mesma forma através de uma videoconferência que nos sentamos à mesa numa sala de reuniões.

Li que, segundo alguns estudos, a maioria dos trabalhadores prefere um modelo que combine ambas as formas de trabalho, o que mostra que precisamos de contacto e proximidade quando comunicamos e nos expressamos no nosso trabalho.


08_azul_mhpO que destacaria sobre a cultura da MHP?


Um elemento essencial da nossa cultura empresarial é o comprometimento do pessoal na missão da empresa.

A equipa da MHP trabalha para um objectivo comum e na mesma direção. Para além disso, gostaria de salientar a criatividade e inovação contínuas, bem como um serviço ao cliente profissional e altamente personalizado.

Falamos a mesma língua quando agimos, trabalhamos e comunicamos a fim de nos adaptarmos ao atual contexto tecnológico e social.


Conoce-a-Elena-S-nchez---Responsable-RRHH-MHP_0446

09_rojo_mhpPregunta obrigatória para o 25º aniversario da MHP, qual acha que é o segredo do sucesso da MHP para ter alcançado o seu 25º aniversário?


Na minha opinião, o sucesso em chegar a este ponto depende de vários factores:

Por um lado, a equipa humana, pessoas trabalhadoras qualificadas, com valores e competências que permitem à MHP inovar e desenvolver os seus serviços, satisfazendo a procura dos clientes.

Por outro lado, antecipar os acontecimentos e planear antecipadamente a estratégia empresarial para se adaptar à era da transformação digital.

Quando o estado de emergência foi declarado, não tivemos de mudar a nossa forma de trabalhar, exceto no que diz respeito ao local de prestação do serviço. Já tínhamos sistemas de picagem através de telemóvel, ligação web…, com uma plataforma de comunicação que nos permitiu trabalhar remotamente na perfeição e que dispõe de todas as ferramentas necessárias para trabalhar a partir de qualquer lugar, lidámos com a crise de uma forma muito vantajosa.

Além disso, oferecer um serviço de qualidade que deixa os nossos clientes satisfeitos, e claro, contar com o apoio e o exemplo de um líder próximo, que conhece a sua equipa, comunica bem e está ciente dos múltiplos fatores que afectam o trabalho e o negócio.


10_azul_mhpPode contar-nos alguma anedota engraçada ou divertida que lhe tenha acontecido na MHP?


Bem, as minhas anedotas engraçadas são as que têm a ver com as "anedotas" organizadas pelo nosso gerente Moisés Hernández Padrón.

Desde montar um touro mecânico, até descer um escorrega, andar numa montanha-russa virtual, celebrar o Halloween com monstros que te perseguem pelo escritório.... iniciativas que nos fazem mais felizes.


Muito obrigado Elena!

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Elena Sánchez Liria é a colega responsável pela área dos Recursos Humanos na MHP.

Assim que a conhece, apercebe-se que ela tem aquele Factor X, que as pessoas que gostam de ouvir têm, são discretas e rapidamente se tornam confidentes. Todas, qualidades que tornam as coisas muito mais fáceis, numa área que gere muito do lado emocional das pessoas.

Direta, sincera, brilhante e com muita experiência numa área onde o conhecimento, a criatividade, um sexto sentido e a capacidade de improvisar não podem faltar, é como se ela tivesse estado na MHP a vida toda.


01_rojo_mhpConte-nos qual cargo ocupa na MHP e há quanto tempo está na empresa.


Sou a pessoa responsável pelo departamento de recursos humanos da MHP.

As minhas funções cobrem várias áreas de recursos humanos. A organização do pessoal, políticas internas, seleção, formação, administração do pessoal e relações laborais em geral, gerindo a comunicação entre a empresa e os empregados.

Sou membro do Comité de Saúde e Segurança, pelo que estou diretamente envolvida na Prevenção de Riscos Laborais na empresa, implementando as medidas preventivas necessárias para proteger a saúde do pessoal.

Além disso, estamos atualmente imersos no excitante mundo da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, essencial para promover a transformação e a justiça social, com a implementação do Plano de Igualdade.


02_azul_mhpComo é lidar com uma força de trabalho constituída por diferentes gerações?


O desafio para as empresas é assegurar que gerações diferentes coexistam na mesma organização e que se entendam umas às outras. Para tal, é essencial saber quais são as suas expectativas de vida e profissionais.

Neste ambiente em constante mudança, a tecnologia deve ser utilizada como aliada, devem ser criados ambientes de colaboração, e as políticas de formação e desenvolvimento devem ser reforçadas, entre outras coisas.

Os trabalhadores das gerações Baby Boom e Generation X devem acolher as novas gerações, que são mais instruídas mas menos experientes.

O antigo deve ser reciclado, mas o novo deve ser contratado, aquele que vem com novos conhecimentos, mas deve haver um mentor.


Conoce-a-Elena-S-nchez---Responsable-RRHH-MHP_0419


03_rojo_mhpQue competências pensa que uma pessoa que trabalha na área de recursos humanos deve ter e por quê?


Por um lado, são necessárias competências técnicas, tais como o conhecimento da legislação laboral e da segurança social em vigor, bem como o conhecimento e o manuseamento de programas de gestão de RH.

Por outro lado, são necessárias outras competências relacionadas com a inteligência emocional, permitindo-nos adaptar ao ambiente de trabalho, trabalho de equipa, resolução de conflitos, capacidades de negociação, abordagem proactiva para antecipar problemas que possam surgir e, claro, capacidades de comunicação.

Um profissional de recursos humanos tem de ter um conhecimento interno da empresa, mas também tem de saber o que está a acontecer no nosso ambiente, fora da empresa.

Quando alguém nos pede ajuda, não podemos dizer "Eu resolvo isso mais tarde". As necessidades e prioridades da empresa movem-se e mudam rapidamente.


04_azul_mhpHá muitos estilos de entrevista de candidatos, tem perguntas eficazes em que a pessoa se mostra como é? Diga-nos as suas dicas


Todos pensamos na entrevista de emprego como um questionário padrão de perguntas onde tenta descobrir conhecimentos técnicos, experiência, pontos fortes e fracos, qual foi o seu desafio mais difícil… Essas questões que todos nós já enfrentámos.

Acredito que as pessoas se mostram como são quando estão numa atmosfera de confiança, sem nervos.

O contacto inicial é importante, onde criamos as primeiras impressões de ambas as partes. Costumo utilizar perguntas abertas que requerem respostas mais amplas e baseadas na opinião, que nos dão uma valiosa visão das prioridades do candidato, como ele pensa....

Tudo isto é acompanhado por uma escuta ativa, dando à entrevista um tom de conversa para obter melhor informação e, claro, prestando atenção à comunicação não verbal (gestos, postura...).

Tento descobrir um pouco mais os soft skills, porque estas competências são as que irão marcar as relações com a equipa, a criatividade e a comunicação, para mencionar algumas áreas.


05_rojo_mhpEstão a surgir muitos novos regulamentos laborais. O que faz para garantir que não perde nada e manter tudo atualizado?


Pois bem, o mundo do trabalho em mudança é uma realidade e um desafio.

A utilização crescente das tecnologias da informação, os reajustes dos valores sociais são alguns dos fatores que impulsionam as mudanças no mundo de trabalho atual.

O exemplo que temos este ano é a nova regulamentação laboral aprovada durante a pandemia, causada pelo coronavírus, alterações na regulamentação do teletrabalho, do trabalho flexível, na regulamentação dos expedientes de regulação temporal de emprego... tudo isto num momento de grande incerteza.

Esta realidade requer planeamento diário e semanal, definindo objetivos diários e a médio prazo, agrupando tarefas por áreas ou tópicos de modo a poder concentrar-se eficazmente, bem como ter tempo todos os dias para resolver tarefas não planeadas que não podem "esperar".

Em suma, organizo o meu trabalho utilizando Laycos, a nossa plataforma de comunicação interna e de trabalho em equipa, o que me permite comunicar e organizar o meu trabalho de forma eficiente.


Conoce-a-Elena-S-nchez---Responsable-RRHH-MHP_0489


06_azul_mhpA área de recursos humanos caracteriza-se por receber e tratar todo o tipo de pedidos, tendo informações muito pessoais e privadas sobre cada funcionário, a nível pessoal, como responsável, como é que trata isto?


As informações pessoais e confidenciais são estritamente protegidas. Como sabemos, na MHP cumprimos rigorosamente os regulamentos de Proteção de Dados em todos os departamentos e níveis, não só internamente mas também como fornecedores do serviço de gestão horário que oferecemos aos nossos clientes. A proteção de dados é intrínseca a todas as nossas atividades diárias, graças ao nosso serviço jurídico especializado que nos guia, nos aconselha e nos ensina continuamente a importante cultura da proteção de dados.


07_rojo_mhpCom toda a tecnologia de comunicação atualmente disponível, bem como a promoção do teletrabalho, o fator online está a ter um grande impacto nas nossas vidas e, claro, na forma como nos comunicamos e trabalhamos, o que pensa da comunicação pessoal, pessoa a pessoa?


Não podemos negar a realidade da atual mudança tanto nas comunicações internas como externas.

A MHP antecipou esta mudança, tanto com o nosso Serviço Integrado de Gestão Horária como com a criação do Laycos, uma rede de trabalho nascida sob a necessidade de transformação digital com uma nova organização que racionaliza os processos habituais do nosso trabalho quotidiano.

Creio que a comunicação entre pares, como seres sociais que somos, faz parte do nosso ambiente de trabalho, especialmente para um profissional de recursos humanos, que é um actor chave entre o pessoal e a direção da empresa. Além disso, a organização e a comunicação são fundamentais para o nosso trabalho. Não comunicamos da mesma forma através de uma videoconferência que nos sentamos à mesa numa sala de reuniões.

Li que, segundo alguns estudos, a maioria dos trabalhadores prefere um modelo que combine ambas as formas de trabalho, o que mostra que precisamos de contacto e proximidade quando comunicamos e nos expressamos no nosso trabalho.


08_azul_mhpO que destacaria sobre a cultura da MHP?


Um elemento essencial da nossa cultura empresarial é o comprometimento do pessoal na missão da empresa.

A equipa da MHP trabalha para um objectivo comum e na mesma direção. Para além disso, gostaria de salientar a criatividade e inovação contínuas, bem como um serviço ao cliente profissional e altamente personalizado.

Falamos a mesma língua quando agimos, trabalhamos e comunicamos a fim de nos adaptarmos ao atual contexto tecnológico e social.


Conoce-a-Elena-S-nchez---Responsable-RRHH-MHP_0446

09_rojo_mhpPregunta obrigatória para o 25º aniversario da MHP, qual acha que é o segredo do sucesso da MHP para ter alcançado o seu 25º aniversário?


Na minha opinião, o sucesso em chegar a este ponto depende de vários factores:

Por um lado, a equipa humana, pessoas trabalhadoras qualificadas, com valores e competências que permitem à MHP inovar e desenvolver os seus serviços, satisfazendo a procura dos clientes.

Por outro lado, antecipar os acontecimentos e planear antecipadamente a estratégia empresarial para se adaptar à era da transformação digital.

Quando o estado de emergência foi declarado, não tivemos de mudar a nossa forma de trabalhar, exceto no que diz respeito ao local de prestação do serviço. Já tínhamos sistemas de picagem através de telemóvel, ligação web…, com uma plataforma de comunicação que nos permitiu trabalhar remotamente na perfeição e que dispõe de todas as ferramentas necessárias para trabalhar a partir de qualquer lugar, lidámos com a crise de uma forma muito vantajosa.

Além disso, oferecer um serviço de qualidade que deixa os nossos clientes satisfeitos, e claro, contar com o apoio e o exemplo de um líder próximo, que conhece a sua equipa, comunica bem e está ciente dos múltiplos fatores que afectam o trabalho e o negócio.


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Bem, as minhas anedotas engraçadas são as que têm a ver com as "anedotas" organizadas pelo nosso gerente Moisés Hernández Padrón.

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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