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Infografia: Realmente sabemos tudo o que envolve o Registo Horário da Jornada Laboral?

09 abr 2020
Infografia: Realmente sabemos tudo o que envolve o Registo Horário da Jornada Laboral?

Na MHP chegam todos os tipos de empresas a pedir informações sobre como cumprir a lei que as obrigam a manter um registo das das horas de trabalho dos seus funcionários.

É verdade que a intenção inicial de muitos é simplesmente comprar um sistema que lhes permita cumprir aos olhos de uma Inspeção do Trabalho, que não custará muito e que não lhes dará mais trabalho.

No entanto, quando lhes explicamos que a MHP oferece um serviço (eles não estão a comprar nada) e que por uma mensalidade nós tratamos de absolutamente tudo o que está envolvido na num registo horário laboral, muitos ficam chateados.

mhp_blog_Resumo-do-Servic-o-PQ


Coisas que normalmente não nos contam sobre o registo horário


Estamos a reunir-nos com um interlocutor com o qual temos de realizar uma tarefa didáctica, explicando, entre outros pontos:

➜ Que os dados recolhidos para o registo horário são dados pessoais e, portanto, desde o acto de registo, até à guarda, custódia e manutenção, é necessário tomar as medidas técnicas, organizacionais e de segurança exigidas pelos regulamentos sobre proteção de dados e segurança da informação.

➜ Que, para saber se um trabalhador cumpre ou não o seu horário e se faz horas extraordinárias, é necessário configurar o sistema com o seu horário, indicando se tempos como as pausas são considerados tempo de trabalho efetivo, bem como as férias e licenças que lhe pertencem ou se quaisquer faltas que tenha são justificadas ou não.

➜ Que poderá ter outros sistemas, tais como o de gestão de salários ou de pessoal, que devem ser integrados com o utilizado para efeitos de registo horário, para que tratem da mesma informação e dêem feedback mútuo. Sem ter de transferir dados de um para outro, tornando as pessoas que têm de trabalhar com eles mais eficientes.

➜ Que se tiver dúvidas sobre como funciona o que contrata ou algo que não funciona como deveria, é importante que a empresa que presta o serviço se encarregue do mesmo.

A solidão de comprar uma relógio de ponto e não saber instalá-lo ou configurá-lo não é nada agradável e a sensação de dinheiro a ser deitado fora não é melhor.

Para todas aquelas empresas que ainda não sabem tudo o que realmente envolve manter um Registo Horário da Jornada Laboral, nós fizemos esta infografia:


Infografi-a-do-Servic-o-Integral-de-Gesta-o-de-Horarios


Post publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.

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É verdade que a intenção inicial de muitos é simplesmente comprar um sistema que lhes permita cumprir aos olhos de uma Inspeção do Trabalho, que não custará muito e que não lhes dará mais trabalho.

No entanto, quando lhes explicamos que a MHP oferece um serviço (eles não estão a comprar nada) e que por uma mensalidade nós tratamos de absolutamente tudo o que está envolvido na num registo horário laboral, muitos ficam chateados.

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Coisas que normalmente não nos contam sobre o registo horário


Estamos a reunir-nos com um interlocutor com o qual temos de realizar uma tarefa didáctica, explicando, entre outros pontos:

➜ Que os dados recolhidos para o registo horário são dados pessoais e, portanto, desde o acto de registo, até à guarda, custódia e manutenção, é necessário tomar as medidas técnicas, organizacionais e de segurança exigidas pelos regulamentos sobre proteção de dados e segurança da informação.

➜ Que, para saber se um trabalhador cumpre ou não o seu horário e se faz horas extraordinárias, é necessário configurar o sistema com o seu horário, indicando se tempos como as pausas são considerados tempo de trabalho efetivo, bem como as férias e licenças que lhe pertencem ou se quaisquer faltas que tenha são justificadas ou não.

➜ Que poderá ter outros sistemas, tais como o de gestão de salários ou de pessoal, que devem ser integrados com o utilizado para efeitos de registo horário, para que tratem da mesma informação e dêem feedback mútuo. Sem ter de transferir dados de um para outro, tornando as pessoas que têm de trabalhar com eles mais eficientes.

➜ Que se tiver dúvidas sobre como funciona o que contrata ou algo que não funciona como deveria, é importante que a empresa que presta o serviço se encarregue do mesmo.

A solidão de comprar uma relógio de ponto e não saber instalá-lo ou configurá-lo não é nada agradável e a sensação de dinheiro a ser deitado fora não é melhor.

Para todas aquelas empresas que ainda não sabem tudo o que realmente envolve manter um Registo Horário da Jornada Laboral, nós fizemos esta infografia:


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Registo de Horário comprometido com o ambiente [MHP é certificada segundo a norma ISO 14001]

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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