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Relatórios essenciais para manter o controlo dos tempos de trabalho do colaborador sob a sua vigilância

26 jul. 2019
Relatórios essenciais para manter o controlo dos tempos de trabalho do colaborador sob  a sua vigilância

Na sequência da aprovação do novo Real Decreto-Lei recentemente aprovado na Espanha, que obriga as empresas a assegurar o registo dos tempos de trabalho dos seus trabalhadores a partir de 12 de Maio de 2019, todos os trabalhadores devem registar a hora de entrada e saída do seu local de trabalho, independentemente da flexibilidade horária acordada.

O Serviço Integral de Controlo Horário inclui uma aplicação de gestão a partir da qual os gestores de pessoal podem controlar estes registos.

A partir do ‘portal horario’, estes gestores serão capazes de consultar se os trabalhadores fazem o total do seu dia de trabalho, exceder-se ou computar menos horas.

Para fazer isso, os gestores dipõem de vários relatórios, que vou mostrar abaixo.


Relatórios de totais e saldos


A obtenção dos relatórios de totais e saldos, e de picagens de um dia permite visualizar se os utilizadores a gerir, conseguem realizar o dia completo de trabalho.

Estes relatórios facilitam a consulta de um período selecionado, de um departamento específico, de toda a empresa ou de um único utilizador, dos seguintes dados dos utilizadores a gerir:

➜ O tempo de trabalho previsto
➜ O tempo trabalhado
➜ O tempo justificado
➜ O saldo total restante, que pode ser positivo ou negativo.

Estes relatórios podem ser gerados tanto em formato PDF, como em CSV para facilitar a sua exploração.

Confira no vídeo abaixo:



O passo a passo a seguir na Aplicação de Gestão da MHP para obter esse relatório é o seguinte:

① Guia de gestão, registos, relatórios.
② Selecionar o tipo de relatório (Totais e saldos).
③ No organigrama, selecionar o departamento ou um utilizador específico que deseja visualizar (de acordo com a permissão que tenha o gestor).
④ Selecionar um mês completo ou também pode escolher vários meses.
⑤ Clicar no botão Documento no canto superior direito do ecrã.
⑥ Selecionar o documento: - Pdf resumo - Csv Relatório de registos - Csv resumo
⑦ Uma vez gerado o relatório, deve ir para a guia Documentos e descarregá-lo da secção Finalizado.


Relatório de registos de ponto de um dia


Este tipo de relatório permite que os registos do dia seja feita em formato PDF. A seguir está um vídeo que mostra um exemplo de como obter este relatório, porém desta vez, utilizamos a nova versão da aplicação web 'PortalHorario.



O passo a passo é o seguinte:

① Guia de gestão.
② Selecione a opção relatório.
③ Selecione o tipo de relatório (Registos de um dia).
④ Selecionar o dia e o mês que deseja visualizar.
⑤ Selecionar no organograma o departamento ou um utilizador específico que deseja visualizar ( de acordo com a permissão que tenha o gestor).
⑥ Clicar no botão Documento no canto superior direito do ecrã.
⑦ Uma vez gerado o relatório, deve ir para a guia Documentos e descarregá-lo da secção Finalizado.

Estes relatórios são infalíveis na hora de consultar e demonstrar, perante uma inspeção ou conflito trabalhista, por um lado, que a empresa mantém fielmente um registo das horas de trabalho dos trabalhadores e, por outro lado, que cada trabalhador cumpre as suas horas de trabalho.

Na MHP, há mais de 20 anos que aperfeiçoamos o Serviço Integral de Gestão Horária, uma solução completa que, para além de manter um registo de presenças de acordo com a lei, facilita a gestão on-line de picagens, marcação de férias, licenças e justificação de ausências por um dia ou algumas horas.

Artigo original publicado no Blog da MHP Espanha.

ptControlo horárioGestão de pessoas

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Yurena Aguiar Alamo

Yurena Aguiar Alamo

Forma parte do Centro de Atendimento ao Utilizador (CAU). Técnico em Gestão Administrativa. Apaixonada pelas novas tecnologias e recursos humanos. Lhe fascina viajar e os idiomas.

  • Spain

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Relatórios essenciais para manter o controlo dos tempos de trabalho do colaborador sob  a sua vigilância

Na sequência da aprovação do novo Real Decreto-Lei recentemente aprovado na Espanha, que obriga as empresas a assegurar o registo dos tempos de trabalho dos seus trabalhadores a partir de 12 de Maio de 2019, todos os trabalhadores devem registar a hora de entrada e saída do seu local de trabalho, independentemente da flexibilidade horária acordada.

O Serviço Integral de Controlo Horário inclui uma aplicação de gestão a partir da qual os gestores de pessoal podem controlar estes registos.

A partir do ‘portal horario’, estes gestores serão capazes de consultar se os trabalhadores fazem o total do seu dia de trabalho, exceder-se ou computar menos horas.

Para fazer isso, os gestores dipõem de vários relatórios, que vou mostrar abaixo.


Relatórios de totais e saldos


A obtenção dos relatórios de totais e saldos, e de picagens de um dia permite visualizar se os utilizadores a gerir, conseguem realizar o dia completo de trabalho.

Estes relatórios facilitam a consulta de um período selecionado, de um departamento específico, de toda a empresa ou de um único utilizador, dos seguintes dados dos utilizadores a gerir:

➜ O tempo de trabalho previsto
➜ O tempo trabalhado
➜ O tempo justificado
➜ O saldo total restante, que pode ser positivo ou negativo.

Estes relatórios podem ser gerados tanto em formato PDF, como em CSV para facilitar a sua exploração.

Confira no vídeo abaixo:



O passo a passo a seguir na Aplicação de Gestão da MHP para obter esse relatório é o seguinte:

① Guia de gestão, registos, relatórios.
② Selecionar o tipo de relatório (Totais e saldos).
③ No organigrama, selecionar o departamento ou um utilizador específico que deseja visualizar (de acordo com a permissão que tenha o gestor).
④ Selecionar um mês completo ou também pode escolher vários meses.
⑤ Clicar no botão Documento no canto superior direito do ecrã.
⑥ Selecionar o documento: - Pdf resumo - Csv Relatório de registos - Csv resumo
⑦ Uma vez gerado o relatório, deve ir para a guia Documentos e descarregá-lo da secção Finalizado.


Relatório de registos de ponto de um dia


Este tipo de relatório permite que os registos do dia seja feita em formato PDF. A seguir está um vídeo que mostra um exemplo de como obter este relatório, porém desta vez, utilizamos a nova versão da aplicação web 'PortalHorario.



O passo a passo é o seguinte:

① Guia de gestão.
② Selecione a opção relatório.
③ Selecione o tipo de relatório (Registos de um dia).
④ Selecionar o dia e o mês que deseja visualizar.
⑤ Selecionar no organograma o departamento ou um utilizador específico que deseja visualizar ( de acordo com a permissão que tenha o gestor).
⑥ Clicar no botão Documento no canto superior direito do ecrã.
⑦ Uma vez gerado o relatório, deve ir para a guia Documentos e descarregá-lo da secção Finalizado.

Estes relatórios são infalíveis na hora de consultar e demonstrar, perante uma inspeção ou conflito trabalhista, por um lado, que a empresa mantém fielmente um registo das horas de trabalho dos trabalhadores e, por outro lado, que cada trabalhador cumpre as suas horas de trabalho.

Na MHP, há mais de 20 anos que aperfeiçoamos o Serviço Integral de Gestão Horária, uma solução completa que, para além de manter um registo de presenças de acordo com a lei, facilita a gestão on-line de picagens, marcação de férias, licenças e justificação de ausências por um dia ou algumas horas.

Artigo original publicado no Blog da MHP Espanha.

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Certificado ENS

El Esquema Nacional de Seguridad (ENS) tiene por objeto establecer la política de seguridad en la utilización de medios electrónicos y está constituido por principios básicos y requisitos mínimos que permiten una protección adecuada de la información.

Se regula en el Decreto 3/2010, de 8 de enero, y es establecido en el artículo 42 de la Ley 11/2007, de 22 de junio, de acceso electrónico de los ciudadanos a los Servicios Públicos.

El ámbito de aplicación del Esquema Nacional de Seguridad es el establecido en el artículo 2 de la Ley 11/2007:


Administración General del Estado

Administraciones de las Comunidades Autónomas y las Entidades que integran la Administración Local

Entidades de derecho público vinculadas

Empresas que prestan servicios a Organismos públicos dependientes de las mismas, y las relaciones entre ellas


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Certificado ISO 27001:2015

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

AENOR ISO 9001

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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