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Tudo sobre o webinar: Registo horário compatível com a "nova normalidade"

22 mai 2020
Tudo sobre o webinar: Registo horário compatível com a "nova normalidade"

Na última Quarta-feira, dia 20 de Maio, a MHP Espanha apresentou o webinar: Registo da Assiduidade adaptado ao "novo-normal": Teletrabalho, Colaboradores externos e zero contacto de superfícies.

Esta apresentação foi realizada em colaboração com a Sernauto - Associação Espanhola de Fornecedores Automotivos, aos que gostaríamos, antes de mais, de vos agradecer por nos prestarem todo o apoio técnico necessário para que tal fosse possível.

Proximamente, a MHP Portugal apresentará um webinar onde abordaremos temas similares, para esclarecer todas as dúvidas dos gestores das empresas portuguesas, aguardem...


Assista ao webinar neste vídeo:




Perguntas dos assistentes


Aqui, expomos algumas das perguntas que foram feitas pelos assistentes durante esta apresentação:

① Uma empresa que tenha colaboradores que trabalham na rua, alguns dias em casa e outros num escritório com horário fixo, teria de pagar por cada método de picagem por separado se tem a MHP como fornecedor?

Não. A picagem pode ser de vários métodos e compatíveis entre si. Ou seja, pode-se fazer a picagem partir de sua casa, através duma aplicação no seu computador (login web), a partir dum telemóvel com geolocalização, ou pode fazê-lo a partir dum terminal de picagem instalado no escritório.

A picagem será diferenciada para que o gestor saiba qual é a sua origem, mas apenas se paga por utilizador, apesar de utilizar várias modalidades.

② Os trabalhadores registam seus horáriosa, mas e a parte da gestão? É fácil obter relatórios com os dados necessários num dado momento?

Sim. Os trabalhadores fazem a picagem, e depois a parte da gestão está na web. Como os colaboradores têm acesso, podem também solicitar as suas férias, dias úteis, incluindo TI, notificação do falecimento dum familiar e qualquer tipo falta ou de ausência por um período limitado durante a sua própria jornada.

O gesto irá gerir este pedido, que pode ou não ser documentado. Isto significa, por exemplo, que se o empregado for a uma visita médica, pode carregar um comprovativo.

Pode obter um número infinito de relatórios: horas extraordinárias, cumprimento do horário de trabalho, pontualidade, etc.

③ Se o trabalhador tiver dúvidas quanto a fazer uma incidência, também recebe atendimento da MHP ou este serviço é apenas para os gestores?

O CAU (Centro de Atendimento ao Utilizador da MHP) está disponível também para ajudar aos trabalhadores.

④ No que diz respeito à picagem por login, disse que os trabalhadores podem fazer a picagem a partir dum computador específico. E para os trabalhadores externos, essa aplicação de picagem pode ser instalada num notebook?

Sim. Pode colocá-lo num PC ou num notebook.

A partir dum notebook, a empresa saberá que picagem foi realizada nesse computador, mas não a localização exata.

Por outro lado, a partir dum PC, não se leva a lado nenhum e dá mais segurança.

Se quiséssemos saber de onde é que o trabalhador está a fazer a picagem, seria melhor utilizarmos a aplicação móvel com geolocalização.

⑤ Quais são os pontos a considerar no cálculo do preço do serviço integral da MHP?

São vários. Nós não temos um preço padrão. Depende do número de terminais, utilizadores, é preciso ver como se vai utilizar a aplicação.

Damos orçamentos personalizados, com base nas necessidades do cliente.

⑥ Com toda a crise sanitária, pede-se muito o método de picagem por reconhecimento facial, será que é eficaz? A MHP o tem?

Estamos a trabalhar nisso, estamos a desenvolvê-lo. Acreditamos que a implementação será iminente.

Sim, é seguro, bastante seguro. Este sistema já estava a ser utilizado principalmente para fins de segurança. O reconhecimento facial recolhe dados biométricos e regista o rosto de cada pessoa e armazena-o de forma encriptada e segura.

Quanto a dar erros, acho que não dá erros significativos.

⑦ Os dados constantes dos registos podem ser exportados para um programa de salários?

Sim. Como eu estava a dizer quando mencionei a integração. Pode haver integração entre sistemas e nós podemos integrar em qualquer sentido. A partir da aplicação da MHP levando dados para o programa de RH da empresa e vice-versa.

⑧ As autorizações de terminal ou de software estão incluídas ou têm um custo adicional?

Não, estão incluídos. Tanto as autorizações que geramos, como os pedidos que as empresas nos podem enviar sobre uma necessidade que tenham, que necessitem de autorização e de desenvolver uma parte, que é importante para elas.

É verdade que aproveitamos esta sinergia com um cliente e, depois de a termos desenvolvido e de vermos que é uma melhoria eficaz e eficiente, a oferecemos a outros clientes que possam ter a mesma necessidade.

No final, é uma simbiose. Faço os desenvolvimentos iniciais. O cliente faz pedidos sobre desenvolvimentos que ainda não existem, nós os fazemos e acrescentamos às melhorias do nosso serviço.

⑨ ¿Cuál es el tiempo de implantación del servicio de MHP?

Há que ter em conta o tipo de cliente onde se vai instalar, a dimensão, a diversificação, se está em várias províncias, se está muito disperso.

Também tem de ter em conta que a MHP necessitará que o cliente forneça informações.

Pela nossa parte, uma empresa de média dimensão poderia tê-la totalmente implementada em 20 dias.

Uma vez assinados os contratos, a parte jurídica é formalizada e temos a informação que deve ser fornecida no início, em 20 dias poderá ser, com os conceitos básicos implementados. E, nos meses seguintes, a implementação estaria 100% concluída.

Depois há que ao longo do tempo o cliente muda as suas necessidades, quer mais terminais, muda o seu site, links web, outros conceitos... o sistema está sempre a retroalimentar-se, por isso estamos sempre a dar apoio.

⑩ Os terminais biométricos só permitem a opção de picagem por impressão digital? Não é possível picar o ponto com um cartão na mesma máquina?

Sim.

Pode utilizar o mesmo terminal para registar a assiduidade por impressão digital, por código PIN, por cartão de proximidade ou magnético, com identificação eletrónica.

Trata-se, no final, dum código que está associado a um trabalhador.

ptControlo de AssiduidadeRegisto de Assiduidade

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Esta apresentação foi realizada em colaboração com a Sernauto - Associação Espanhola de Fornecedores Automotivos, aos que gostaríamos, antes de mais, de vos agradecer por nos prestarem todo o apoio técnico necessário para que tal fosse possível.

Proximamente, a MHP Portugal apresentará um webinar onde abordaremos temas similares, para esclarecer todas as dúvidas dos gestores das empresas portuguesas, aguardem...


Assista ao webinar neste vídeo:




Perguntas dos assistentes


Aqui, expomos algumas das perguntas que foram feitas pelos assistentes durante esta apresentação:

① Uma empresa que tenha colaboradores que trabalham na rua, alguns dias em casa e outros num escritório com horário fixo, teria de pagar por cada método de picagem por separado se tem a MHP como fornecedor?

Não. A picagem pode ser de vários métodos e compatíveis entre si. Ou seja, pode-se fazer a picagem partir de sua casa, através duma aplicação no seu computador (login web), a partir dum telemóvel com geolocalização, ou pode fazê-lo a partir dum terminal de picagem instalado no escritório.

A picagem será diferenciada para que o gestor saiba qual é a sua origem, mas apenas se paga por utilizador, apesar de utilizar várias modalidades.

② Os trabalhadores registam seus horáriosa, mas e a parte da gestão? É fácil obter relatórios com os dados necessários num dado momento?

Sim. Os trabalhadores fazem a picagem, e depois a parte da gestão está na web. Como os colaboradores têm acesso, podem também solicitar as suas férias, dias úteis, incluindo TI, notificação do falecimento dum familiar e qualquer tipo falta ou de ausência por um período limitado durante a sua própria jornada.

O gesto irá gerir este pedido, que pode ou não ser documentado. Isto significa, por exemplo, que se o empregado for a uma visita médica, pode carregar um comprovativo.

Pode obter um número infinito de relatórios: horas extraordinárias, cumprimento do horário de trabalho, pontualidade, etc.

③ Se o trabalhador tiver dúvidas quanto a fazer uma incidência, também recebe atendimento da MHP ou este serviço é apenas para os gestores?

O CAU (Centro de Atendimento ao Utilizador da MHP) está disponível também para ajudar aos trabalhadores.

④ No que diz respeito à picagem por login, disse que os trabalhadores podem fazer a picagem a partir dum computador específico. E para os trabalhadores externos, essa aplicação de picagem pode ser instalada num notebook?

Sim. Pode colocá-lo num PC ou num notebook.

A partir dum notebook, a empresa saberá que picagem foi realizada nesse computador, mas não a localização exata.

Por outro lado, a partir dum PC, não se leva a lado nenhum e dá mais segurança.

Se quiséssemos saber de onde é que o trabalhador está a fazer a picagem, seria melhor utilizarmos a aplicação móvel com geolocalização.

⑤ Quais são os pontos a considerar no cálculo do preço do serviço integral da MHP?

São vários. Nós não temos um preço padrão. Depende do número de terminais, utilizadores, é preciso ver como se vai utilizar a aplicação.

Damos orçamentos personalizados, com base nas necessidades do cliente.

⑥ Com toda a crise sanitária, pede-se muito o método de picagem por reconhecimento facial, será que é eficaz? A MHP o tem?

Estamos a trabalhar nisso, estamos a desenvolvê-lo. Acreditamos que a implementação será iminente.

Sim, é seguro, bastante seguro. Este sistema já estava a ser utilizado principalmente para fins de segurança. O reconhecimento facial recolhe dados biométricos e regista o rosto de cada pessoa e armazena-o de forma encriptada e segura.

Quanto a dar erros, acho que não dá erros significativos.

⑦ Os dados constantes dos registos podem ser exportados para um programa de salários?

Sim. Como eu estava a dizer quando mencionei a integração. Pode haver integração entre sistemas e nós podemos integrar em qualquer sentido. A partir da aplicação da MHP levando dados para o programa de RH da empresa e vice-versa.

⑧ As autorizações de terminal ou de software estão incluídas ou têm um custo adicional?

Não, estão incluídos. Tanto as autorizações que geramos, como os pedidos que as empresas nos podem enviar sobre uma necessidade que tenham, que necessitem de autorização e de desenvolver uma parte, que é importante para elas.

É verdade que aproveitamos esta sinergia com um cliente e, depois de a termos desenvolvido e de vermos que é uma melhoria eficaz e eficiente, a oferecemos a outros clientes que possam ter a mesma necessidade.

No final, é uma simbiose. Faço os desenvolvimentos iniciais. O cliente faz pedidos sobre desenvolvimentos que ainda não existem, nós os fazemos e acrescentamos às melhorias do nosso serviço.

⑨ ¿Cuál es el tiempo de implantación del servicio de MHP?

Há que ter em conta o tipo de cliente onde se vai instalar, a dimensão, a diversificação, se está em várias províncias, se está muito disperso.

Também tem de ter em conta que a MHP necessitará que o cliente forneça informações.

Pela nossa parte, uma empresa de média dimensão poderia tê-la totalmente implementada em 20 dias.

Uma vez assinados os contratos, a parte jurídica é formalizada e temos a informação que deve ser fornecida no início, em 20 dias poderá ser, com os conceitos básicos implementados. E, nos meses seguintes, a implementação estaria 100% concluída.

Depois há que ao longo do tempo o cliente muda as suas necessidades, quer mais terminais, muda o seu site, links web, outros conceitos... o sistema está sempre a retroalimentar-se, por isso estamos sempre a dar apoio.

⑩ Os terminais biométricos só permitem a opção de picagem por impressão digital? Não é possível picar o ponto com um cartão na mesma máquina?

Sim.

Pode utilizar o mesmo terminal para registar a assiduidade por impressão digital, por código PIN, por cartão de proximidade ou magnético, com identificação eletrónica.

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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