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6 pontos a considerar, antes de escolher um sistema para o registo dos tempos de trabalho do seu pessoal

19 jul 2019
6 pontos a considerar, antes de escolher um sistema para o registo dos tempos de trabalho do seu pessoal

A data de 12 de Maio foi um marco na Espanha e muitas empresas ainda não sabem como enfrentar a obrigação de implementar um sistema que garanta o registo dos tempos de trabalho diário de seus colaboradores.

Incluso, é possível que quando leia isto, já esteja fora do prazo. Mas não se preocupe, na MHP queremos ajudar e desta vez, esta ajuda vem na forma de e-book, o qual poderá ser descarregado gratuitamente por si.


O que vais encontrar neste e-book?


ebook-web-foto1_pt-min-1


Resumimos em 6 pontos os aspetos a ter em conta, antes de escolher um sistema que registe a hora de entrada e saída de cada colaborador, conforme exigido por lei.

Estes são os seguintes:

1. Razões para manter um registo do horário de trabalho diário


Basicamente existem 2: na Espanha é obrigatório a partir de 12/05 e pode poupar muito trabalho na área dos recursos humanos, libertando tempo para dedicar a outras tarefas mais criativas e enriquecedoras para a empresa.


2. Funcionalidades do sistema


É importante que seja operacional e não complique algo que pode ser realmente fácil, se escolher o sistema certo.


3. Manutenção


As coisas avariam-se, quebram-se ou deixam de atualizar-se, tiveste isso em conta?


4. Segurança da informação


Os dados que são tratados com a finalidade do registo do horário do pessoal devem ser guardados de uma forma específica, sabia disso?


5. Proteção de dados


Já considerou o que o RGPD exige sobre como todas as informações relacionadas ao registo horário devem ser protegidas?

Não é tão simples como colocar uma máquina para registar horários e armazenar os relatórios numa gaveta. Há muito mais gestõess envolvidas e é importante estar informado.


6. Contratar um serviço ou comprar um sistema


Esta é uma dúvida razoável. Depois de dar uma olhada neste e-book, esperamos que tenha adquirido o conhecimento necessário para tomar a melhor decisão para a sua empresa.


Como sabemos se estamos a fazer a escolha certa?


Cada empresa tem sua própria cultura e idiossincrasia: horários e turnos bastante variáveis, ou são poucos colaboradores na empresa, ou muitos colaboradores de diferentes empresas que trabalham no mesmo edifício, ou colaboradores que sempre trabalham fora do local de trabalho, ou há alguns que viajam muito, etc ...

Talvez não precisem de outra aplicação mais na sua empresa, mas sim de uma que complemente as que já existem.

Todas estas particularidades devem ser consideradas. O sistema escolhido tem capacidade para o refletir?

Nós tentamos coletar todos os itens acima no e-book que pode ser descarregado por si, aqui nesta página.

Esperamos que seja de grande ajuda.

Artigo original publicado no Blog da MHP Espanha.

ptControlo de AssiduidadeJurídico

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Incluso, é possível que quando leia isto, já esteja fora do prazo. Mas não se preocupe, na MHP queremos ajudar e desta vez, esta ajuda vem na forma de e-book, o qual poderá ser descarregado gratuitamente por si.


O que vais encontrar neste e-book?


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Estes são os seguintes:

1. Razões para manter um registo do horário de trabalho diário


Basicamente existem 2: na Espanha é obrigatório a partir de 12/05 e pode poupar muito trabalho na área dos recursos humanos, libertando tempo para dedicar a outras tarefas mais criativas e enriquecedoras para a empresa.


2. Funcionalidades do sistema


É importante que seja operacional e não complique algo que pode ser realmente fácil, se escolher o sistema certo.


3. Manutenção


As coisas avariam-se, quebram-se ou deixam de atualizar-se, tiveste isso em conta?


4. Segurança da informação


Os dados que são tratados com a finalidade do registo do horário do pessoal devem ser guardados de uma forma específica, sabia disso?


5. Proteção de dados


Já considerou o que o RGPD exige sobre como todas as informações relacionadas ao registo horário devem ser protegidas?

Não é tão simples como colocar uma máquina para registar horários e armazenar os relatórios numa gaveta. Há muito mais gestõess envolvidas e é importante estar informado.


6. Contratar um serviço ou comprar um sistema


Esta é uma dúvida razoável. Depois de dar uma olhada neste e-book, esperamos que tenha adquirido o conhecimento necessário para tomar a melhor decisão para a sua empresa.


Como sabemos se estamos a fazer a escolha certa?


Cada empresa tem sua própria cultura e idiossincrasia: horários e turnos bastante variáveis, ou são poucos colaboradores na empresa, ou muitos colaboradores de diferentes empresas que trabalham no mesmo edifício, ou colaboradores que sempre trabalham fora do local de trabalho, ou há alguns que viajam muito, etc ...

Talvez não precisem de outra aplicação mais na sua empresa, mas sim de uma que complemente as que já existem.

Todas estas particularidades devem ser consideradas. O sistema escolhido tem capacidade para o refletir?

Nós tentamos coletar todos os itens acima no e-book que pode ser descarregado por si, aqui nesta página.

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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