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Como organizar as férias, com base na disponibilidade do quadro de pessoal, visto no ‘Portal Horario’?

09 ago 2019
Como organizar as férias, com base na disponibilidade do quadro de pessoal, visto no ‘Portal Horario’?

A MHP dispõe de um Serviço Integral de Gestão Horária que inclui, entre outras partes essenciais para manter um registo das horas de trabalho do pessoal e gestão dos pedidos de férias e licenças, a aplicação de gestão "Portal Horario".

Os gestores precisam de acesso a esta aplicação para poderem rever e responder aos pedidos de férias e autorizações apresentadas pelos colaboradores.

A aplicação permite visualizar todos os pedidos feitos por cada utilizador, geri-los e, a partir do quadro de ocupação, visualizar o estado geral de uma área durante um determinado período e verificar se podem existir incompatibilidades.

Por exemplo: se 2 trabalhadores não puderam gozar férias no mesmo período porque há baixas no seu departamento e precisam sempre da presença de pelo menos um deles devido às necessidades de produção.

Fizemos um vídeo que mostra como seria a revisão das solicitações e a visão de um quadro de horários.

Espero que possa dar-nos uma ideia de toda a informação que pode ser gerida a partir do 'Portal Horario' da MHP, que também nos permite gerar relatórios em diferentes formatos para explorar a informação.




Consulta e gestão de pedidos


Se não está familiarizado com o nosso 'Portal Horario', pode ter pensado que o vídeo foi um pouco rápido, por isso explico abaixo os passos a seguir para ver os pedidos feitos pelos utilizadores e, a partir da guia 'Ocupação', ver o quadro de ocupação que mostra o estado de cada trabalhador por um período específico:

1.) No separador "Gestão", selecionar no "Organograma" o(s) departamento(s) a visualizar.
2.) Selecionar a opção 'Revisar dias'.
3.) Selecionar o intervalo de meses.
4.) Em 'Estado' podemos selecionar 'Todas' ou um conceito dos disponíveis, que desejemos revisar.
5.) Na secção de conceitos, exibir e selecionar um conceito específico ou 'Todos'.
6.) E realizamos a consulta.
7.) Uma vez que a consulta aparece no ecrã, há sempre a opção de gerar o documento.
8.) O documento será gerado em formato CSV e, uma vez terminado, nós o fazemos o download e o abrimos para sua consulta.


Quadro de Ocupação


Se o que queremos é ver o quadro de ocupação e verificar se as férias de 2 trabalhadores não interferem entre si, vamos simplesmente selecionar a aba 'Ocupação', dentro de 'Solicitações', vamos também selecionar o intervalo de meses e o quadro solicitado será gerado no ecrã.

É importante salientar que o gestor também poderá validar os pedidos a partir da guia "Ocupação".

Indicar que, como sempre, terá disponível o botão "Imprimir", que lhe permite exportar este documento e imprimi-lo.

Artigo publicado originalmente no Blog da MHP Espanha.

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Como organizar as férias, com base na disponibilidade do quadro de pessoal, visto no ‘Portal Horario’?

A MHP dispõe de um Serviço Integral de Gestão Horária que inclui, entre outras partes essenciais para manter um registo das horas de trabalho do pessoal e gestão dos pedidos de férias e licenças, a aplicação de gestão "Portal Horario".

Os gestores precisam de acesso a esta aplicação para poderem rever e responder aos pedidos de férias e autorizações apresentadas pelos colaboradores.

A aplicação permite visualizar todos os pedidos feitos por cada utilizador, geri-los e, a partir do quadro de ocupação, visualizar o estado geral de uma área durante um determinado período e verificar se podem existir incompatibilidades.

Por exemplo: se 2 trabalhadores não puderam gozar férias no mesmo período porque há baixas no seu departamento e precisam sempre da presença de pelo menos um deles devido às necessidades de produção.

Fizemos um vídeo que mostra como seria a revisão das solicitações e a visão de um quadro de horários.

Espero que possa dar-nos uma ideia de toda a informação que pode ser gerida a partir do 'Portal Horario' da MHP, que também nos permite gerar relatórios em diferentes formatos para explorar a informação.




Consulta e gestão de pedidos


Se não está familiarizado com o nosso 'Portal Horario', pode ter pensado que o vídeo foi um pouco rápido, por isso explico abaixo os passos a seguir para ver os pedidos feitos pelos utilizadores e, a partir da guia 'Ocupação', ver o quadro de ocupação que mostra o estado de cada trabalhador por um período específico:

1.) No separador "Gestão", selecionar no "Organograma" o(s) departamento(s) a visualizar.
2.) Selecionar a opção 'Revisar dias'.
3.) Selecionar o intervalo de meses.
4.) Em 'Estado' podemos selecionar 'Todas' ou um conceito dos disponíveis, que desejemos revisar.
5.) Na secção de conceitos, exibir e selecionar um conceito específico ou 'Todos'.
6.) E realizamos a consulta.
7.) Uma vez que a consulta aparece no ecrã, há sempre a opção de gerar o documento.
8.) O documento será gerado em formato CSV e, uma vez terminado, nós o fazemos o download e o abrimos para sua consulta.


Quadro de Ocupação


Se o que queremos é ver o quadro de ocupação e verificar se as férias de 2 trabalhadores não interferem entre si, vamos simplesmente selecionar a aba 'Ocupação', dentro de 'Solicitações', vamos também selecionar o intervalo de meses e o quadro solicitado será gerado no ecrã.

É importante salientar que o gestor também poderá validar os pedidos a partir da guia "Ocupação".

Indicar que, como sempre, terá disponível o botão "Imprimir", que lhe permite exportar este documento e imprimi-lo.

Artigo publicado originalmente no Blog da MHP Espanha.

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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