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Registo da Assiduidade com App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização

28 fev 2020
Registo da Assiduidade com App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização

A obrigação do registo do tempo de trabalho dos trabalhadores de todas as empresas, fez-nos começar a considerar a importância de escolher o sistema de registo adequado, que permita que os trabalhadores possam registar o ponto, independentemente das características dos seus horários e do local onde trabalham.

A dúvida que surgiu é a seguinte: como determinados profissionais, como por exemplo: comerciais, transportadores e todo tipo de trabalhadores à distância, que proliferaram graças à digitalização das comunicações, estão a registar sua jornada laboral.

Felizmente, existem métodos alternativos às máquinas de picagem de ponto para este tipo de trabalhadores externos, como o registo do horário através de uma aplicação no telemóvel.


Picagem de ponto através da App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização


A MHP tem vários métodos de picagem à escolha e podem ser combinados uns com os outros.

Apontamos como exemplo, o caso de um comercial que trabalha a metade do seu dia na rua, que é onde começa a sua jornada e pode picar o ponto de entrada a partir de onde estiver, logo, finaliza seu trabalho no escritório, de onde pode picar a saída a partir de um terminal de picagem fixo.

Para isso, usaría o método de picagem mediante App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização.

Nos referimos à app ‘GeoGestión Horaria’, que está disponível para dispositivos iOS e Android e o funcionário poderá fazer a descarga para começar a utilizar, uma vez ligada à Aplicação de Gestão ‘Portal Horario’.

O Portal Horario também está incluído no Serviço Integral de Gestão de Horários da MHP. Esta aplicação é configurada com todos os horários do pessoal e permite que os trabalhadores também possam apresentar seus pedidos de férias e licenças, enquanto aguardam a revisão e autorização dos seus supervisores.

Esta é a única forma de saber se um trabalhador cumpriu o seu horário ou se trabalhou horas extras que precisam ser compensadas. Por este motivo, a aplicação móvel Geogestión Horaria e o Portal Horario devem estar ligados.


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Caso a empresa tenha contratado o serviço da MHP, seus colaboradores, com autorização prévia dos gestores de pessoal, podem registar o ponto através deste método.

Há empresas que só autorizam este método de picagem, aos trabalhadores que devido ao seu horário e local de trabalho, realmente não têm outras opções. Neste sentido, o facto de acrescentar a geolocalização a este tipo de picagem, é também uma opção a escolher para cada caso.


Como é que a picagem através da app ‘Geogestión Horaria’ funciona?


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Que dispositivo móvel o trabalhador deverá usar para registar o seu tempo trabalhado? Há alguma controvérsia sobre isso, que abordaremos nos artigos seguintes, com base nos regulamentos atuais.

Precisa de mais orientações? Contacte-nos.

Artigo publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.

ptControlo de Assiduidade

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Registo da Assiduidade com App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização

A obrigação do registo do tempo de trabalho dos trabalhadores de todas as empresas, fez-nos começar a considerar a importância de escolher o sistema de registo adequado, que permita que os trabalhadores possam registar o ponto, independentemente das características dos seus horários e do local onde trabalham.

A dúvida que surgiu é a seguinte: como determinados profissionais, como por exemplo: comerciais, transportadores e todo tipo de trabalhadores à distância, que proliferaram graças à digitalização das comunicações, estão a registar sua jornada laboral.

Felizmente, existem métodos alternativos às máquinas de picagem de ponto para este tipo de trabalhadores externos, como o registo do horário através de uma aplicação no telemóvel.


Picagem de ponto através da App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização


A MHP tem vários métodos de picagem à escolha e podem ser combinados uns com os outros.

Apontamos como exemplo, o caso de um comercial que trabalha a metade do seu dia na rua, que é onde começa a sua jornada e pode picar o ponto de entrada a partir de onde estiver, logo, finaliza seu trabalho no escritório, de onde pode picar a saída a partir de um terminal de picagem fixo.

Para isso, usaría o método de picagem mediante App no Telemóvel, com ou sem Geolocalização.

Nos referimos à app ‘GeoGestión Horaria’, que está disponível para dispositivos iOS e Android e o funcionário poderá fazer a descarga para começar a utilizar, uma vez ligada à Aplicação de Gestão ‘Portal Horario’.

O Portal Horario também está incluído no Serviço Integral de Gestão de Horários da MHP. Esta aplicação é configurada com todos os horários do pessoal e permite que os trabalhadores também possam apresentar seus pedidos de férias e licenças, enquanto aguardam a revisão e autorização dos seus supervisores.

Esta é a única forma de saber se um trabalhador cumpriu o seu horário ou se trabalhou horas extras que precisam ser compensadas. Por este motivo, a aplicação móvel Geogestión Horaria e o Portal Horario devem estar ligados.


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Caso a empresa tenha contratado o serviço da MHP, seus colaboradores, com autorização prévia dos gestores de pessoal, podem registar o ponto através deste método.

Há empresas que só autorizam este método de picagem, aos trabalhadores que devido ao seu horário e local de trabalho, realmente não têm outras opções. Neste sentido, o facto de acrescentar a geolocalização a este tipo de picagem, é também uma opção a escolher para cada caso.


Como é que a picagem através da app ‘Geogestión Horaria’ funciona?


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Que dispositivo móvel o trabalhador deverá usar para registar o seu tempo trabalhado? Há alguma controvérsia sobre isso, que abordaremos nos artigos seguintes, com base nos regulamentos atuais.

Precisa de mais orientações? Contacte-nos.

Artigo publicado originalmente no blog da MHP Espanha e adaptado por Mônica Ramos para o blog da MHP Portugal.

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Certificação de Conformidade com o Regime Nacional Segurança | ENS - Categoria Média

O Sistema Nacional de Segurança (ENS) visa estabelecer a política de segurança para a utilização de meios electrónicos e é constituído por princípios básicos e requisitos mínimos que permitem uma protecção adequada da informação.

É regulamentado pelo Decreto Real 311/2022 de 3 de Maio.

O âmbito de aplicação do ENS é:


Administração Geral do Estado.

As Administrações das Comunidades Autónomas e das Entidades que compõem a Administração Local.

Entidades de direito público relacionadas.

Empresas que prestam serviços a organismos públicos dependentes deles, e as relações entre eles.


Do mesmo modo, o artigo 2.3 do referido regulamento estabelece que:


"As especificações administrativas ou técnicas dos contratos celebrados por entidades do sector público incluídas no âmbito de aplicação do presente Decreto Real devem contemplar todos os requisitos necessários para assegurar a conformidade com o ENS dos sistemas de informação em que se baseiam os serviços prestados pelos contratantes, tais como a apresentação das correspondentes Declarações ou Certificações de Conformidade com o ENS".


Ver certificación

Certificação ISO 27001 | Sistema de Gestão Segurança das Informações

ISO/IEC 27001 es un estándar para la seguridad de la información que especifica los requisitos necesarios para establecer, implantar, mantener y mejorar un sistema de gestión de la seguridad de la información (SGSI).


Esta norma se encuentra dividida en dos partes; la primera se compone de 10 puntos entre los cuales se encuentran: Objeto y campo de aplicación, Referencias normativas, Término y definiciones, Contexto de la organización, Liderazgo, Planificación, Soporte, Operación, Evaluación de desempeño y Mejora Contínua.


Beneficios de la ISO 27001:

Demuestra la garantía independiente de los controles internos y cumple los requisitos de gestión corporativa y de continuidad de la actividad comercial

Demuestra independientemente que se respetan las leyes y normativas que sean de aplicación

Demuestra el compromiso de la cúpula directiva de su organización con la seguridad de la información


Ver certificación

Certificação ISO 14001 | Sistema de Gestão Ambiental

A certificação ISO 14001 - Environmental Management System (EMS) - é uma norma de referência internacional para a implementação de um sistema de gestão ambiental.


Baseia a sua metodologia no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e especifica os requisitos auditáveis para a certificação.


Permite às empresas demonstrar o seu empenho na protecção ambiental através da gestão dos riscos ambientais associados às suas actividades.


Benefícios para a organização:

Formalização do compromisso ambiental.

Optimização dos recursos, minimizando o risco ambiental.

Promoção de uma cultura de melhoria contínua.


Ver certificação


Produtos e clientes certificados pela SGS

Certificação ISO 27701 | Sistema de Gestão Privacidade das Informações

ISO/IEC 27701 é uma norma que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Informação de Privacidade (PIMS) de uma organização.

Esta norma baseia-se nos requisitos, controlos e objectivos da norma ISO 27001, que também é detida pela MHP.

Descreve um modelo para ajudar a reduzir os riscos de privacidade no tratamento de dados pessoais ou de informações pessoais passíveis de identificação.

Algumas áreas em que contribui:

Salvaguarda de segurança no tratamento de dados pessoais.

Incorpora a gestão do risco empresarial.

Controla os mecanismos de notificação de violações de privacidade.

Estabelece papéis e responsabilidades claras para o processo de tratamento.

Garante aos proprietários dos dados pessoais o exercício dos seus direitos.


Ver certificação

Certificação ISO 9001 | Sistema de Gestão de Qualidade

La Norma ISO 9001:2015 elaborada por la Organización Internacional para la Normalización (ISO), determina los requisitos para un Sistema de Gestión de la Calidad. La organización demuestra su capacidad para proporcionar de forma coherente productos o servicios que satisfacen los requisitos del cliente y los reglamentarios aplicables.


Esta norma internacional promueve la adopción de un enfoque basado en procesos cuando se desarrolla, implanta y mejora la eficacia de un sistema de gestión de la calidad, basado a su vez en el ciclo de mejora continua PDCA (Planificar, Hacer, Comprobar, Actuar).


Beneficios de AENOR ISO 9001:

Mejorar la imagen de los productos y/o servicios ofrecidos

Favorecer su desarrollo y afianzar su posición

Ganar cuota de mercado y acceder a mercados exteriores gracias a la confianza que genera entre los clientes y consumidores

Aumento de la satisfacción de los clientes

Cimentar las bases de la gestión de la calidad y estimular a la empresa para entrar en un proceso de mejora continua

Aumentar la motivación y participación del personal, así como mejorar la gestión de los recursos


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